Desafiadores do Destino – Disputa por Controle

Sou leitor inveterado e apaixonado por histórias em quadrinhos. Por ler bastante, vez por outra acabo me deparando com pérolas únicas como essa. Desafiadores do Destino – Disputa por Controle tem argumento de Felipe Castilho, com arte de Mauro Fodra, colorização de Mariane Gusmão e a publicação fica aos cuidados da AVEC Editora e sua qualidade que já conhecemos. Porém, deixe-me tomar um pouco de fôlego, pois estou escrevendo esta resenha momentos após terminar a leitura dessa incrível joia do quadrinho nacional. 

Desafiadores do Destino - Felipe Castilho - AVEC Editora - Canto do Gargula

Não posso começar sem dar os créditos da criação desse universo, como bem lembra Castilho em seu posfácio, à Marcelo Campos e Ronaldo Barata. Obrigado por terem contaminado o autor com suas ideias incríveis, pois ele escancarou um portal que nos leva a este universo maravilhoso que vocês sonharam e acredito que foi muito além. 

Comentei no nosso blog que as fronteiras literárias existem para serem exploradas (leia aqui). E Desafio do Destino – Disputa por Controle é um exemplo primoroso de como uma obra torna-se riquíssima exatamente por buscar, em vários estilos, ferramentas e inspirações. Felipe Castilho não só fez isso, como foi além, desbravando terras desconhecidas.

Desafiadores do Destino - Felipe Castilho - AVEC Editora - Canto do Gargula

Buscando inspiração nas ideias de Campos e Barata e subindo em ombros de diversos autores, verdadeiros gigantes em suas criações, ele alcança patamares que poucas vezes vi acontecer em uma obra. Vemos isto em suas referências que prestam homenagem aos inúmeros autores e personagens antigos da literatura assim como aos elementos da cultura pop atual sem que, em momento algum, perca a roupagem magnífica criada para essa obra. 

Ele se mantém fiel à sua essência enquanto perfila suas inspirações, que passam por Júlio Verne, H.G. Wells e Stevenson além de nos levar por trechos obscuros dentro da história que me lembraram obviamente da obra de Robert E. Howard e H.P. Lovecraft. Segue ainda pela lembrança atual de tantos grupos heroicos de super seres que lemos por aí, mas me remeteu demais à Planetary (e isso me lembrou que preciso urgentemente trazer isso para o nosso blog!) assim como para A Liga Extraordinária de Allan Moore. De tanta informação para tirarmos dali, quanto mais eu procurar, mais encontraremos e nunca terminarei esse texto (risos). 

Desafiadores do Destino - Felipe Castilho - AVEC Editora - Canto do Gargula

Surge assim ao meu ver uma obra prima que deve ser lida, relida, curtida, apreciada, indicada, cultuada e perpetuada, muito e muito e um pouco mais e sim, estou perplexo com o poder desse volume!

Uma boa respirada e uma pausa por favor, pois não para por aí. Ainda preciso falar da arte de Mauro Fodra. Um casamento perfeito com o argumento de Castilho assim como se torna anfitriã inigualável das cores magistrais de Mariane Gusmão. É sempre bom lembrar que com grandes equipes sempre surgem grandes responsabilidades em roubar o coração dos leitores. Em vários momentos tive a ilusão de estar vendo a arte de Moebius e lhes digo, Fodra assume patamares de excelência que me deixaram sem ar. 

Desafiadores do Destino - Felipe Castilho - AVEC Editora - Canto do Gargula

Espero sinceramente, e isso se torna quase um apelo, que seja o primeiro volume de muitos desse universo. A mitologia, da forma como foi apresentada, merece continuação pois se coloca em lugar de destaque dentro do cenário nacional, nos apresentando um universo único e riquíssimo, facilmente adaptável ou expansível para outras mídias como livros, RPGs, desenhos animados, novos quadrinhos e muito mais, criando assim vida própria nos sonhos e gostos dos leitores.

Um universo vasto nasceu e o mais legal é que podemos encontrar seus deuses criadores nos eventos de quadrinho que temos pelo país e bater um papo. 

Que este portal nunca se feche pois os Desafiadores do Destino vieram para ficar!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!


Quer comprar outros livros de Felipe Castilho?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

4 comentários em “Desafiadores do Destino – Disputa por Controle

Adicione o seu

  1. Acabei de ler. Gostei demais! Fácil de ler, desenhos muito bem feitos e expressivos. Parabéns a todos envolvidos! Felipe, Mauro e Mariana.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading