Comprei Contas a pagar, de Bianca Gulim, publicação da Editora Coerência, no primeiro sábado da Bienal do Livro de 2019.
Dentre os muitos livros de horror do catálogo da editora, Contas a pagar me foi apresentado pela própria autora. Dessa conversa – muito boa por sinal – mesmo depois de rodar a Bienal e ter feito outras aquisições no tema do horror, voltei ao estande da editora e comprei o livro, apostando na história.

Agora vamos a resenha!
A história mostra o retorno de uma mulher à vida de Laerte, o protagonista. Ela traz um fato bastante perturbador de seu passado e começa a ameaçá-lo. Ele, um advogado ambicioso, vive uma vida abastada e pacata dentro de um casamento interesseiro, desfrutando dessa união. Sua paz acaba completamente com a revelação desse fato passado, que dá a tônica da história com uma perseguição implacável.
A vida de Laerte é atingida por um furacão imprevisível, belíssimo e assustador. Mentiras e dúvidas vão sendo colocadas enquanto a trama ganha densidade. O texto ligeiro e fácil de Bianca Gulim dita um ritmo forte à narrativa, deixando o leitor sem fôlego e impedindo-o de largar o livro um minuto sequer. Você está lendo uma história que se desenrola em poucos dias na vida dos personagens.
Várias vezes durante a leitura, lembrei de filmes como Instinto Selvagem (1992) e Lua de Fel (1992), principalmente pela forma como o argumento conduz o leitor. Além disso a autora utiliza muito do terror psicológico, nos levando através dos olhos, sensações, atitudes e pensamentos de Laerte, que é o narrador. Muitas das suas colocações e pensamentos são questionáveis, criando um sentimento conflitante sobre o caráter do personagem.
Esse conflito todo agrega demais ao clima. Somos atirados em uma terrível espiral de sentimentos como angústia, perseguição, desejo, dúvida, medo e pena, nos tornamos quase cúmplices dos pecados e falhas de Laerte visto que estamos vendo tudo sob sua ótica.
É um livro adulto então vale o aviso.
O final é absolutamente surpreendente daqueles que te deixa olhando para o vazio, pensando e se perguntando: mas como?
Um livro que indico a leitura com certeza.
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Uau!! Amei a resenha!
Muito obrigada, Daniel, por acreditar no potencial de Contas, por adquirir o livro, pelo papo sempre bom, pelo texto, pela divulgação…
Fico muito feliz por sua opinião, e torço para que goste de outros textos meus, que em breve chegam aí pra você!
O site está demais, parabéns!
Forte abraço!
Obrigado pelo elogio ao blog. Vamos trazer mais material da Editora Coerência por aqui, com certeza!