Contas a pagar

Comprei Contas a pagar, de Bianca Gulim, publicação da Editora Coerência, no primeiro sábado da Bienal do Livro de 2019. 

Dentre os muitos livros de horror do catálogo da editora, Contas a pagar me foi apresentado pela própria autora. Dessa conversa – muito boa por sinal – mesmo depois de rodar a Bienal e ter feito outras aquisições no tema do horror, voltei ao estande da editora e comprei o livro, apostando na história.

Contas a pagar - Bianca Gulim - Editora Coerencia - Canto do Gargula
Contas a pagar – Bianca Gulim – Editora Coerência

Agora vamos a resenha!

A história mostra o retorno de uma mulher à vida de Laerte, o protagonista. Ela traz um fato bastante perturbador de seu passado e começa a ameaçá-lo. Ele, um advogado ambicioso, vive uma vida abastada e pacata dentro de um casamento interesseiro, desfrutando dessa união. Sua paz acaba completamente com a revelação desse fato passado, que dá a tônica da história com uma perseguição implacável.

A vida de Laerte é atingida por um furacão imprevisível, belíssimo e assustador. Mentiras e dúvidas vão sendo colocadas enquanto a trama ganha densidade. O texto ligeiro e fácil de Bianca Gulim dita um ritmo forte à narrativa, deixando o leitor sem fôlego e impedindo-o de largar o livro um minuto sequer. Você está lendo uma história que se desenrola em poucos dias na vida dos personagens.

Várias vezes durante a leitura, lembrei de filmes como Instinto Selvagem (1992) e Lua de Fel (1992), principalmente pela forma como o argumento conduz o leitor. Além disso a autora utiliza muito do terror psicológico, nos levando através dos olhos, sensações, atitudes e pensamentos de Laerte, que é o narrador. Muitas das suas colocações e pensamentos são questionáveis, criando um sentimento conflitante sobre o caráter do personagem. 

Esse conflito todo agrega demais ao clima. Somos atirados em uma terrível espiral de sentimentos como angústia, perseguição, desejo, dúvida, medo e pena, nos tornamos quase cúmplices dos pecados e falhas de Laerte visto que estamos vendo tudo sob sua ótica.

É um livro adulto então vale o aviso. 

O final é absolutamente surpreendente daqueles que te deixa olhando para o vazio, pensando e se perguntando: mas como?

Um livro que indico a leitura com certeza.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “Contas a pagar

Adicione o seu

  1. Uau!! Amei a resenha!
    Muito obrigada, Daniel, por acreditar no potencial de Contas, por adquirir o livro, pelo papo sempre bom, pelo texto, pela divulgação…
    Fico muito feliz por sua opinião, e torço para que goste de outros textos meus, que em breve chegam aí pra você!
    O site está demais, parabéns!
    Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: