Artista: Marcel Bartholo

Vi o trabalho do artista Marcel Bartholo pela primeira vez na contracapa da revista em quadrinho Crônicas De R’lyeh: A Testemunha, do meu amigo Douglas Freitas, editor e dono da Skript Editora. A arte é um ídolo do Cthulhu e me lembro de ter pensado na hora: “Como eu quero um quadro dessa imagem!”.

Marcel Bartholo - Cthulhu - Cando do Gargula
Marcel Bartholo – Cthulhu

Surpreendentemente, no evento SP Fanstástika, acabo por me deparar com a arte do tal ídolo do Cthulhu (imagem acima). Estava sendo vendida em um tamanho A3 e como resultado, comprei a imagem. Atualmente ela já se encontra pendurada na minha parede.

Siga nosso canal no Instagram.

Adquiri a revista em quadrinhos Lama, com argumento de Rodrigo Ramos, da Carniça Quadrinhos, também com a arte de Bartholo (aliás leia nossa resenha desta revista aqui). Um trabalho incrível e bastante tocante. Foi assim que acabei conhecendo ele, o que foi muito legal!

Seguem algumas de suas capas e trabalhos:

Marcel Bartholo - Capas - Cando do Gargula
Marcel Bartholo – Capas

Sou completamente fã do traço de Bartholo. Na minha opinião ele consegue imprimir uma presença incrível em sua arte. Além disto vale perceber como seu desenho é inegavelmente inconfundível! Possui uma assinatura o que é maravilhoso.

Acabei por receber do Fernando Caruso, a sensacional história em quadrinho A Necromante, de Douglas Freitas, da Skript Editora (clique aqui para ler nossa resenha). Aliás, sua arte nesta HQ é simplesmente fantástica. Seu trabalho não apenas é muito expressivo, assim como em vários momentos da história estabelece um clima terrível, necessário à trama.

Vejam um pouco mais de suas criações abaixo.

Ele participa da revista em quadrinho VHS, até a presente data ainda em financiamento coletivo e que já comentamos por aqui.

A artista por ele mesmo

Marcel Bartholo nasceu em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Ilustrador, quadrinista e artista plástico além de sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. Pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade.

Organizador do Ilustradoria – Encontro Ilustrado e do Ilustra COMIC Fest, eventos voltados para os admiradores e profissionais do desenho. Mais conhecido na área de Quadrinhos, principalmente de Terror, por isso equilibra com o mercado editorial de livros e na produção storyboards para o mercado publicitário.

Algumas de suas obras publicadas são: a trilogia “Carniça”, “Lama” e “Canil” do selo “Carniça Quadrinhos”, parceria com o roteirista Rodrigo Ramos. No selo Jupati Books, da Marsupial Editora, ilustrou “O Santo Sangue”, roteiro premiado de Laudo Ferreira. Já na editora Skript, publicou a HQ “Escritos Sombrios: A Necromante” e “Teatro do Pavor“. Também participou de diversas antologias e coletâneas também como “Narrativas do Medo“, “VHS“, “O Olho do Monstro” e “Orixás“.

Como suas fontes de inspiração são variadas, Marcel acredita que o artista certamente deve beber em diversas fontes para sedimentar sua identidade. De suas referências técnicas e criativas temos por exemplo na pintura, Cândido Portinari, Van Gogh e Bosch. Nas HQs inegavelmente são influências Richard Corben, Flávio Colin, Walter Simonson. Já na literatura sem dúvida são H.G Wells, Ray Bradbury e Monteiro Lobato.

Técnicas preferidas do artista: Pintura digital, Giz Pastel Oleoso e Aquarela.


Marcel Bartholo - Artista - Cando do Gargula

Marcel Bartholo

Cidade: Sorocaba, São Paulo
Email: marcelcbart@gmail.com
Telefone : (11)989299960

Para acompanhar o trabalho deste artista veja os links abaixo:

Mídias Sociais do artista:

Possível conteúdo adulto, indicado para maiores de 18 anos

Entrevista com o artista

Tivemos a oportunidade de entrevistar Marcel Bartholo em uma live no Instagram, no dia 24/06/2020. Aliás o vídeo da live subimos para o nosso canal do YouTube (que você já pode nos seguir inclusive risos). Confira agora a entrevista:

Siga nosso canal no YouTube.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Seja um Apoiador do blog!
Seja um Apoiador do blog!

Temos um Clube de Assinatura no Catarse

8 comentários em “Artista: Marcel Bartholo

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: