Vi o trabalho do artista Marcel Bartholo pela primeira vez na contracapa da revista em quadrinho Crônicas De R’lyeh: A Testemunha, do meu amigo Douglas Freitas, editor e dono da Skript Editora. A arte é um ídolo do Cthulhu e me lembro de ter pensado na hora: “Como eu quero um quadro dessa imagem!”.

Surpreendentemente, no evento SP Fanstástika, acabo por me deparar com a arte do tal ídolo do Cthulhu (imagem acima). Estava sendo vendida em um tamanho A3 e como resultado, comprei a imagem. Atualmente ela já se encontra pendurada na minha parede.
Adquiri a revista em quadrinhos Lama, com argumento de Rodrigo Ramos, da Carniça Quadrinhos, também com a arte de Bartholo (aliás leia nossa resenha desta revista aqui). Um trabalho incrível e bastante tocante. Foi assim que acabei conhecendo ele, o que foi muito legal!
Seguem algumas de suas capas e trabalhos:

Sou completamente fã do traço de Bartholo. Na minha opinião ele consegue imprimir uma presença incrível em sua arte. Além disto vale perceber como seu desenho é inegavelmente inconfundível! Possui uma assinatura o que é maravilhoso.
Acabei por receber do Fernando Caruso, a sensacional história em quadrinho A Necromante, de Douglas Freitas, da Skript Editora (clique aqui para ler nossa resenha). Aliás, sua arte nesta HQ é simplesmente fantástica. Seu trabalho não apenas é muito expressivo, assim como em vários momentos da história estabelece um clima terrível, necessário à trama.
Vejam um pouco mais de suas criações abaixo.
Ele participa da revista em quadrinho VHS, até a presente data ainda em financiamento coletivo e que já comentamos por aqui.
A artista por ele mesmo
Marcel Bartholo nasceu em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Ilustrador, quadrinista e artista plástico além de sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. Pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade.
Organizador do Ilustradoria – Encontro Ilustrado e do Ilustra COMIC Fest, eventos voltados para os admiradores e profissionais do desenho. Mais conhecido na área de Quadrinhos, principalmente de Terror, por isso equilibra com o mercado editorial de livros e na produção storyboards para o mercado publicitário.
Algumas de suas obras publicadas são: a trilogia “Carniça”, “Lama” e “Canil” do selo “Carniça Quadrinhos”, parceria com o roteirista Rodrigo Ramos. No selo Jupati Books, da Marsupial Editora, ilustrou “O Santo Sangue”, roteiro premiado de Laudo Ferreira. Já na editora Skript, publicou a HQ “Escritos Sombrios: A Necromante” e “Teatro do Pavor“. Também participou de diversas antologias e coletâneas também como “Narrativas do Medo“, “VHS“, “O Olho do Monstro” e “Orixás“.
Como suas fontes de inspiração são variadas, Marcel acredita que o artista certamente deve beber em diversas fontes para sedimentar sua identidade. De suas referências técnicas e criativas temos por exemplo na pintura, Cândido Portinari, Van Gogh e Bosch. Nas HQs inegavelmente são influências Richard Corben, Flávio Colin, Walter Simonson. Já na literatura sem dúvida são H.G Wells, Ray Bradbury e Monteiro Lobato.
Técnicas preferidas do artista: Pintura digital, Giz Pastel Oleoso e Aquarela.

Marcel Bartholo
Cidade: Sorocaba, São Paulo
Email: marcelcbart@gmail.com
Telefone : (11)989299960
Para acompanhar o trabalho deste artista veja os links abaixo:
- Site Pessoal
- Perfil da Carniça HQ no Facebook
Mídias Sociais do artista:
Possível conteúdo adulto, indicado para maiores de 18 anos
Entrevista com o artista
Tivemos a oportunidade de entrevistar Marcel Bartholo em uma live no Instagram, no dia 24/06/2020. Aliás o vídeo da live subimos para o nosso canal do YouTube (que você já pode nos seguir inclusive risos). Confira agora a entrevista:
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Obrigado pela força cara! Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho! Vamos nos esbarrar pelos eventos aí !
Com certeza pois quero comprar teus quadrinhos!
Belo trabalho!
Sou muito fã do traço dele!
Obrigado!
Fiquei fascinada com o trabalho dele e feliz por saber que adquiri VHS e terá sua arte na HQ!