Artista: Marcel Bartholo

Eu vi o trabalho de Marcel Bartholo pela primeira vez na contracapa da revista em quadrinho Crônicas De R’lyeh: A Testemunha, do meu amigo Douglas Freitas, da Skript Editora. A imagem é um ídolo do Cthulhu e me lembro de ter pensado: “Quero um quadro dessa imagem!”.

Marcel Bartholo - Cthulhu - Cando do Gargula
Marcel Bartholo – Cthulhu

Para minha grata surpresa, no evento SP Fanstástika, me deparo com a arte do ídolo do Cthulhu (imagem acima), sendo vendida em um tamanho A3. Comprei a imagem e adquiri a revista em quadrinhos Lama, com argumento de Rodrigo Ramos, da Carniça Quadrinhos, também com a arte de Bartholo. Um trabalho incrível e tocante. Dessa forma que acabei conhecendo ele, o que foi muito legal!

Seguem algumas de suas capas e trabalhos:

Marcel Bartholo - Capas - Cando do Gargula
Marcel Bartholo – Capas

Eu sou completamente fã do traço de Marcel Bartholo. Na minha opinião ele consegue imprimir uma presença incrível em sua arte além de ser absolutamente inconfundível!

Acabei recebendo do Fernando Caruso, a sensacional história em quadrinho A Necromante, de Douglas Freitas, da Skript Editora. Escrevi uma resenha dessa HQ, que você pode ler clicando aqui, na minha coluna Sexta-Feira 13, do site Caverna do Caruso. A arte de Marcel nessa HQ é simplesmente fantástica. Seu trabalho, além de muito expressivo, em vários momentos da história estabelece um clima terrível, necessário à narrativa.

Vejam um pouco mais de suas criações abaixo.

Ele participa da revista em quadrinho VHS, até a presente data ainda em financiamento coletivo e que já comentamos por aqui.

A artista por ele mesmo

Marcel Bartholo nasceu em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. É ilustrador, quadrinista e artista plástico, sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. Pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade. Organizador do Ilustradoria – Encontro Ilustrado e do Ilustra COMIC Fest, eventos voltados para os admiradores e profissionais do desenho.
Seu trabalho é mais conhecido na área de Quadrinhos, principalmente de Terror, mas equilibra com o mercado editorial de livros e produzindo storyboards para o mercado publicitário.
Algumas de suas obras publicadas são: a trilogia “Carniça”, “Lama” e “Canil” do selo “Carniça Quadrinhos”, parceria com o roteirista Rodrigo Ramos. Pelo selo Jupati Books, da Marsupial Editora, ilustrou “O Santo Sangue”, roteiro premiado de Laudo Ferreira. Pela editora Skript, publicou a HQ “Escritos Sombrios: A Necromante” e “Teatro do Pavor“. Participou de diversas antologias e coletâneas também como “Narrativas do Medo“, “VHS“, “O Olho do Monstro” e “Orixás“. 
Suas fontes de inspiração são variadas, Marcel acredita que o artista deve beber em diversas fontes para sedimentar sua identidade. Algumas de suas referências técnicas e criativas são: Na pintura, Cândido Portinari, Van Gogh e Bosch. Nas HQs, Richard Corben, Flávio Colin, Walter Simonson. Na literatura, H.G Wells, Ray Bradbury e Monteiro Lobato.

Técnicas preferidas: Pintura digital, Giz Pastel Oleoso e Aquarela.


Marcel Bartholo - Artista - Cando do Gargula

Marcel Bartholo

Cidade: Sorocaba, São Paulo
Email: marcelcbart@gmail.com
Telefone : (11)989299960

Para ver mais trabalhos deste artista veja os links abaixo:

Possível conteúdo adulto, indicado para maiores de 18 anos

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

7 comentários em “Artista: Marcel Bartholo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: