Serpentário, de Felipe Castilho

Ouçam as indicações de Lígia Colares

Por indicação da amiga Lígia Colares, acabei comprando Serpentário, de Felipe Castilho, publicado pela Editora Intrínseca, na Bienal do Livro 2019.

Um reencontro inesperado

Ele nos apresenta quatro amigos: Caroline, Mariana, Hélio e Paulo, que se conhecem desde muito jovens, em um balneário do litoral Paulista. Paulo é cria do local, enquanto os demais saem de São Paulo para encontrá-lo, ritual que se repete ano a ano.

Tudo segue bem até o Réveillon de 1999, quando suas vidas são alteradas drasticamente. A história aliás é contada nos dias atuais, nos levando, vez por outra, do presente ao passado. Ademais o autor vai mostrando cada vez mais detalhes de suas vidas antes e depois do fatídico ano novo.

Inegavelmente com inúmeras referências a cultura pop, que acolhem o leitor muito bem, o autor acrescenta em sua criação as influências marcantes de H.P. Lovecraft e Robert W. Chambers, assim criando um clima muito peculiar de narrativa. Não deixo de lembrar certamente de It, do mestre Stephen King, onde temos igualmente um grupo de amigos de longa data marcados por um fato do passado, que se reencontram após anos de distância entre eles.

A sequência da história nos prende em uma estrada não só de eventos, assim como de lembranças cada vez mais fortes e sinistros. Somos mantidos num clima de descoberta e tensão enquanto várias situações inusitadas nos fazem duvidar da sanidade de todos ali.

Serpentario - Felipe Castilho - Editora Intrinseca - Canto do Gargula
Serpentário – Felipe Castilho – Editora Intrínseca

Considerações finais

Além do tom sinistro, a obra também fala de amizade, aceitação, superação e mudança. Todos muito bem dosados e inegavelmente estão habilmente inseridos no argumento, nos fazendo, enquanto leitores, querer ser daquele grupo de amigos.

Felipe Castilho - Escritor
Felipe Castilho – Escritor

O título e a influência lovecraftiana me permitem apenas lembrá-los que Yig, o Deus Serpente (criado por H.P. Lovecraft), protege os seus filhos ferrenhamente. Aliás, não se esqueça disso, nunca!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Felipe Castilho?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Intrínseca?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “Serpentário, de Felipe Castilho

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: