Exorcismo: Ritual Romano

Hoje vamos nos embrenhar pela leitura de Exorcismo: Ritual Romano, do espanhol El Torres, com arte de Jaime Martinez, cores de Sandra Molina, tradução de Letícia Ribeiro Carvalho, da DarkSide Books

Exorcismo: Ritual Romano - El Torres - DarkSide Books - Canto do Gargula
Exorcismo: Ritual Romano – El Torres – DarkSide Books

O argumento já inicia muito bem pelo título. Histórias de exorcismos sempre nos fascinam e os motivos são variados. Desde a presença física de uma entidade demoníaca até o próprio questionamento da fé ou simplesmente  pela situação surreal que uma possessão nos faz imaginar. 

A história faz alusão a filmes como Invocação do Mal e, obviamente, ao Exorcista – dentre tantos outros do gênero. Nesse livro temos a figura do padre John Brennan, que leva sua vocação sagrada doa a quem doer mesmo que doa em si mesmo. Um homem do bem que segue caminhos tortuosos e pouco políticos, mas, ainda assim, respeitado pela sua fama, conquistada a malditas penas, que o precede. Distante do Vaticano, e das politicagens da Cúria, ele é chamado urgentemente pela Santa Sé

A morte violenta de um Bispo é o aparente motivo de seu retorno. Sua vinda ao Vaticano não só abala os alicerces dos influentes bem como do próprio Brennan. Sua história pessoal, junto com os fatos sinistros que encontra, jogam o exorcista em uma teia de intrigas, política, culpa, arrependimentos e redenção. Não é uma história que se possa largar e dizer – ok, vou dormir – isso é impossível! Você vai ler insana e incansavelmente  como fiz porque o mal não descansa e você não lhe dará essa oportunidade, ou dará?

Os desenhos de Martínez pactuam com as cores de Molina criando uma atmosfera maldita, sufocante, escura e cheia de sombras. Os segredos que poderão se esconder ali, somente a tenacidade de Brennan poderá clarear. Uma história que traz o peso de uma equipe maravilhosa. 

Comentei a nacionalidade espanhola de Torres e, ele mesmo, em seu posfácio, acaba explicando sua influência sobre o argumento. Todo artista coloca suas referências em suas obras e não seria diferente com ele. 

O visual do livro, sombrio e antigo, nos remete à velhas bibliotecas e tomos esquecidos. Mais um trabalho daqueles que você olha, respira fundo e pensa: como é bom ter esse quadrinho em minha estante! Um sorriso sutil surge ao canto da boca e não é para menos. 

Uma editora séria que faça uma boa curadoria sempre será premiada pelas aquisições de seus leitores. A DarkSide Books tem todos os motivos para se orgulhar disso. Não conhecia o trabalho de nenhum dos envolvidos nessa obra. Já sou fã de todos eles. Essa é a resposta dos leitores ao excelente trabalho desenvolvido – confiança. 

Venha conhecer essa história, pois o mal não descansa nunca!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de El Torres?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

4 comentários em “Exorcismo: Ritual Romano

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: