O Matrimônio de Céu e Inferno, de Enéias Taraves e Fred Rubim

Ganhei O Matrimônio de Céu e Inferno, com argumento de Enéias Tavares, arte de Fred Rubim e uma publicação da AVEC Editora, do meu grande amigo João Daniel. Temos um gosto muito parecido quanto a HQs. Gostamos daquelas que contam histórias onde o material humano é o foco. Nem ele, nem eu, sabíamos o que esperar dessa obra e lhes garanto, esse desconhecimento foi maravilhoso na minha experiência de leitura. 

O Matrimonio de Céu e Inferno - Eneias Tavares - Fred Rubim - AVEC Editora - Canto do Gargula
O Matrimonio de Céu e Inferno – Enéias Tavares – Fred Rubim – AVEC Editora

Nela, o poema homônimo de William Blake foi adaptado magistralmente, tanto no argumento de Enéias Tavares, como na arte de Fred Rubim. O nível de excelência é tão grande, que em determinados pontos, onde os versos de Blake são inseridos na história, nos resta simplesmente imaginar que eles foram escritos especificamente para esta obra. Isso por si só já é impressionante mas não para por aí. Cada letra, ideia, desenho, enquadramento e cor estão em tal harmonia, que o conjunto me deixou absolutamente perplexo. Me vi completamente arrebatado pela proposta do quadrinho e isso foi muito além do que esperava.

Na história, o destino de quatro pessoas se cruzam e suas histórias individuais nos são apresentadas em cores individuais que se mesclam quando elas estão juntas. Fantástico! Elas são pessoas que você poderia encontrar no supermercado ou cruzar por elas em um shopping. Juntas, elas seguem suas vidas enquanto o poema de Blake é narrado, criando um cenário maravilhoso para o leitor. A mudança entre o real e o fantástico permite a reflexão profunda das situações e escolhas de cada personagem. Um argumento a ser lido e relido muitas e muitas vezes. 

O Matrimonio de Céu e Inferno - Eneias Tavares - Fred Rubim - AVEC Editora - Canto do Gargula
O Matrimonio de Céu e Inferno – Enéias Tavares – Fred Rubim – AVEC Editora

Além do projeto estar absolutamente harmônico, enquanto seguia pelo quadrinho, não pude deixar de lembrar de outra dupla famosa que conseguem alcançar esse grau de simbiose: Brian Azzarello e Eduardo Risso. Para quem não conhece obviamente fica a dica, mas quem já experimentou algum material deles entende o que estou dizendo. Ambos são mestres e juntos atingem patamares divinos. Mas minha lembrança não surgiu à toa. Garanto que Enéias Tavares e Fred Rubim estão em igual patamar, se não tiverem ido além. Como dá orgulho perceber que temos tão grandiosos talentos na cena nacional. 

Para completar a experiência, o trabalho editorial da AVEC Editora está impecável. Somente elogios me vem à mente ao pensar nesse volume. E é por isso que torna-se um exemplar obrigatório de uma coleção de quadrinhos que se preze. 

Chegando ao final dessa resenha guardo a esperança de que vejamos muitos outros trabalhos da dupla Tavares e Rubim num futuro próximo. Seria pedir muito? Com certeza não. Enquanto não temos outras pérolas dos dois, vamos ler mais uma vez O Matrimônio de Céu e Inferno.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Clique aqui para ver outros livros de Enéias Tavares

Clique aqui para ver outros livros de Fred Rubim

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

4 comentários em “O Matrimônio de Céu e Inferno, de Enéias Taraves e Fred Rubim

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: