Aconteceu em São Paulo, no Anhembi, a Horror Expo 2019, dos dias 18 à 20 de Outubro. Fui representando a equipe do blog e só pudemos estar no dia 20, onde encontramos muita gente boa e conhecida. Agradecimentos à AVEC Editora pela cortesia que possibilitou estarmos no evento.

Tudo foi decidido na sexta-feira, no dia em que eu, Daniel, saio de férias do trabalho (lá eu sou o Daniel só). Do nada é aquela loucura de arruma hospedagem (valeu demais Gustavo por me receber), vê passagem, confirma o ingresso, compra passagem, pensa em roupa, posta artigo no blog, coloca roupa na máquina, termina de ler um livro do Algernon Blackwood, pendura roupa e avisa a família que estarei em São Paulo. Tudo acertado, parti para a rodoviária à uma da madrugada em direção à maior cidade do país.
Cheguei no início do evento, antes das portas abrirem. Por pouco não entro na Expo Cristã que acontecia ao lado! Isso mesmo que você leu! Dois eventos ao mesmo tempo, trevas e a luz, e fica ao leitor a definição de qual é qual! Risos.
Chegar cedo foi bom para ver todo o ambiente, desde o tamanho à disposição e localização dos expositores. A recepção de quem entrava ficou à responsabilidade dos cosplays e eles foram um show à parte, agregando demais ao clima do evento. Todos estavam muito bem caracterizados. A ilha de maquiadores que faziam a caracterização deles era incrível!
Fiquei naquela de querer ver todos me esqueci de tirar fotos. Ao menos do Primo It eu guardei um registro:

Logo encontrei várias pessoas e, como péssimo fotógrafo, infelizmente não tirei fotos com todas aquelas que gostaria de ter eternizado o encontro. Uma dessas pessoas que conheci foi o Rogério Saladino, marido da sensacional e divertidíssima Germana Viana, com quem bati excelentes papos de horror político brasileiro! Risos. Germana ainda me presentou com a revista Spam, onde assina um dos contos, publicado pela Zarabatana Books – muito obrigado por sua vibração tão positiva!!!
Ao menos com a Germana, autora do Gibi de Menininha (minha resenha está publicada na Coluna Sexta-Feira 13, da Caverna do Caruso), consegui uma foto muito legal:

Com os artistas, falei com vários pois sou absolutamente fã de seus trabalhos e talentos. Vocês dão asas à nossa imaginação e é sempre maravilhoso falar com vocês!
Reencontrei o Marcel Bartholo, de quem sou absolutamente fã e que já trouxemos aqui no blog mostrando sua arte incrível. Em breve teremos a resenha da revista Lama, que ele desenhou.

Eu inclusive tinha uma encomenda do Mário Moreira, meu amigo e parceiro de partidas alucinantes do jogo de tabuleiro Eldritch Horror, que queria um Cthulhu pintado pelo Bartholo. Missão dada é missão cumprida e a arte segue comigo para o Rio. A arte é essa e não me canso de divulgá-la pois é absurdamente irada:

Ao lado do Bartholo estavam os simpaticíssimos Alice Monstrinho e Amaury Filho. Pessoal, vocês precisam ir aos eventos para encontrar essas pessoas maravilhosas. Batemos papos da melhor qualidade e em muito em breve teremos ambos aqui no blog, engradecendo ainda mais nossa Galeria D. Gray de talentos nacionais, mostrando suas artes incríveis e falando sobre suas técnicas e influências.
Horror Expo 2019 – Alice Monstrinho Horror Expo 2019 – Amaury Filho
Andanças vão e vem e encontro a querida Lígia Colares no estande da AVEC Editora – editora parceira do nosso blog. Sempre com sua alegria contagiante é responsabilidade dela a escolha dos títulos que aparecem aqui no nosso blog e que pertencem à AVEC. Sempre bom reencontrá-la.
Horror Expo 2019 – Lígia Colares Horror Expo 2019 – Estande da AVEC Editora
Tive ainda a oportunidade de assistir o painel Horror e Suspense: Um debate livre sobre presente, passado e futuro, mediado pela amiga Dai Bugatti que entrevistou nada menos que Felipe Castilho, André Gordirro e Vitor Abdala. Vejam as imagens abaixo:
Horror Expo 2019 – Painel mediado por Dai Bugatti com participação de Felipe Castilho, André Gordirro e Vitor Abdala Horror Expo 2019 – André Gordirro Horror Expo 2019 – Vitor Abdala Horror Expo 2019 – Felipe Castilho Horror Expo 2019 – Dai Bugatti
Tudo o que foi falado no painel se mostra útil para os fãs do horror e de literatura. Perceber as várias possibilidades que o gênero permite, enquanto leva o leitor à reflexão é espetacular. Com certeza sempre foi, continua sendo e será o melhor caminho para melhorarmos como povo. Por isso leiam!
Tivemos a oportunidade de estar no estande da Editora Diário Macabro onde pude conhecer pessoalmente a Nathália Scotuzzi e o Pedro Andrade. Lá pude ver como ficou o livro O Enigma de Outro Mundo, inédito no Brasil, o qual apoiamos durante a campanha de financiamento coletivo e em breve teremos aqui no nosso blog. Um livro que além do ineditismo traz material extra encontrado nos alfarrábios do autor. Imperdível!
Horror Expo 2019 – Pedro Andrade, Nathália Scotuzzi Horror Expo 2019 – Estante da Editora Diário Macabro com cartaz do livro O Enigma do Outro Mundo
Pude encontrar também Francis Graciotto, autor de Dias Febris, já resenhado por aqui no blog. Com ele adquiri Febre Vermelha, o livro que conta como o incidente começou, o qual lerei e resenharei em breve!

Encontrei muito mais gente como o Raphael Fernandes, da Editora Draco, e o Alessandro Franzen, da Editora New Order, e muitos outros que sintam-se desde já abraçados.
Outro grande momento do evento que não vivenciei porém fiquei muito feliz por saber que aconteceram, no dia anterior, foram os prêmios dos amigos Larissa Prado e Marcelo Augusto Galvão. Prêmios merecidos e talentos que o mercado precisa estar atento pois são autores excelentes. Parabéns pelas conquistas!
Larissa Prado – Escritora Marcelo Augusto Galvão – Escritor – Tradutor
O evento tinha várias atrações que não olhei mas que pareciam muito legais. Salas para escapar e ônibus com vários sustos que você verá pela internet muitas imagens. Muitos expositores de esculturas que são alucinantes. Era muita coisa para ver.
Obrigado à Luva Editora que nos presenteou com o livro A Funerária do Sr. Iku, uma coletânea organizada por A.T. Sergio com um conto do amigo Hedjan C. S. que leremos e resenharemos em breve.
Agradecimento ao escritor Thalles Paraiso por nos ceder seu livro O Diário de M.H., publicado pela Novo Século Editora. Leremos com atenção sua história.
Segue também nosso obrigado à Airton Marinho por nos ceder o Gibi Quântico – Volume 2 onde poderei conhecer mais autores e artistas que vem trabalhando incansavelmente. Valeu mesmo!
Para fechar com chave de ouro ainda encontrei uma estátua gigante de uma gárgula que obviamente fotografei:

No domingo o clima estava bom e fresco, por isso não senti o calor que muitos relataram ter sentido nos dias anteriores. Como critica construtiva ao evento achei apenas o espaço super dimensionado para a quantidade de atrações. Isso por um lado evitou qualquer esbarrão.
Sendo o primeiro evento, espero que outros venham por ai, ainda melhores. As críticas acertam o curso e isso é importante para aprimorar os eventos.
Sem dúvida foi um domingo longo e muito bem aproveitado, ao lado de tanta gente boa e talentosa. Que venham mais eventos assim.
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Queria ter ido…
Muita coisa que você ia gostar. Placas, esculturas, arte e até shows de rock. Foi muito legal.
Uma pena não nos encontrarmos (só fui no sábado): a premiação foi muito emocionante e adorei não só receber o prêmio e ver os outros colegas ganhando, como também presenciar a Larissa ser a Revelação do Ano!
Gostei do seu relato, também não consegui ver tudo; espero que o evento retorne no próximo ano e em um formato melhor.
Um abraço!
Oportunidades aparecerão logo meu caro. De qualquer forma estou em São Paulo até quinta
Melhor cobertura do evento!!! E obrigada por citar nossa mesa. <3
Parabéns pelo blog, Daniel. Tô sempre acompanhando. 😀
Dai, muito obrigado pelas palavras. O espaço é nosso. Querendo propor pautas, só falar!
Ano que vem eu não deixo de ir de forma alguma! Ótima matéria man!!
Aí nos vemos e cobrimos juntos o evento. Rs
Boa! 😀