Comboio de Espectros, de Duda Falcão

Duda Falcão é um nome que ouviremos muitas vezes aqui pelo nosso blog. Dessa vez vamos falar do seu livro Comboio de Espectros, da AVEC Editora, uma coletânea de contos do autor apresentados pelos personagem Anfitrião.

Anfitrião - Duda Falcão - AVEC Editora - Canto do Gárgula
Anfitrião – Duda Falcão

Mas antes de falarmos do livro, vale contextualizar como e quando consegui o livro. Comprei ele do próprio Duda em 2018 e ficou na pilha de leituras (que não é pequena), esperando sua vez. Dentro do livro ele fez uma dedicatória para mim:

Para o amigo, fã de Lovecraft, Daniel Ferreira. Palavras do Anfitrião: “Cuidado com as Sonhadoras. Elas podem viciar e enlouquecer”.

Duda Falcão

Parecia saída de enredo de filme: eu compro um livro que chega com uma dedicatória que não entendo e, que só após um ano, acabo de ler o livro e então percebo seu real significado. Se o mundo dependesse disso, já viu que não iria dar certo ou que eu teria muito tempo para resolver as coisas. Mas hoje, a dedicatória faz todo o sentido e ganhou ares de um alerta oculto, maravilhoso e tétrico, que me fez sentir como um personagem de um conto do Duda.

Comboio dos Espectros - Duda Falcão - AVEC Editora - Canto do Gárgula
Comboio dos Espectros – Duda Falcão – AVEC Editora

A vez de ler Comboio de Espectros chegou finalmente e, para minha grata surpresa, encontrei contos maravilhosos. São onze contos muito bons, que reforçam para mim o talento de Duda Falcão e o colocam no rol dos melhores escritores nacionais de horror. Seu texto é rápido e claro dando ao leitor leveza e agilidade sem perder o tempero sombrio e sinistro que ele consegue inserir em suas obras. 

Dos onze contos, todos muito bons, meus preferidos foram:

  • Comboio de Espectros (que dá nome ao livro) – uma narrativa insólita que atravessa o tempo, com um desfecho sensacional.
  • A Criatura do Travesseiro – uma homenagem maravilhosa ao escritor Horácio Quiroga e ao seu conto O travesseiro de Penas. Indico muito a leitura do conto de Quiroga antes, para que o leitor entenda o tamanho da homenagem de Duda ao autor. Ficou realmente excelente.
  • Sessenta Itens para Criar um Golem – uma excelente história que, de certa forma, presta homenagem aos grandes personagens autômatos, sendo impossível não citar Frankenstein obviamente. 
  • Sonhadoras – um conto que foi absolutamente incrível para mim e que se liga à dedicatória do livro. Abaixo falo mais sobre esta pérola do livro.

Devo mais uma vez dizer que todos os contos são excelentes e só faço uma lista de preferidos, porque foram exatamente os que me chamaram muita atenção. Deixei para falar de Sonhadoras por último, pois ele foi um ponto fora da curva.

Primeira curiosidade é que o título foi sugerido pelo querido Marcelo Augusto Galvão e não poderia ser mais apropriado. O conto é um daqueles que te transporta não somente ao estranho e terrível, mas também ao mundo imaginário, hoje conhecido como Mitos de Cthulhu.

Este termo, cunhado por August Derleth como referência ao panteão criado por H.P. Lovecraft, ganhou vida própria com vários autores pelo mundo contribuindo para alimentar continuamente esse universo terrível ficcional de informações através de textos, artes, jogos e muito mais.

Não tem como ler Sonhadoras e não se sentir dentro daquele universo. A sensação para mim era de estar ganhando mais informação útil sobre o cânone, se é que podemos falar assim, visto que nada é oficial além dos próprios textos de Lovecraft. As contribuições dos vários autores somam-se ao mito dando-lhe vida e, este conto é sim uma pérola que alcança este feito. Ao final me vi algumas vezes imaginando os relatos chegando em Miskatonic, em meados dos anos 30, vindos do longínquo e primitivo Brasil.

Como fã incondicional dos Mitos de Cthulhu, como dos contos e estilo de Duda Falcão, me pego pensando apenas quando leremos mais e mais sobre as Sonhadoras. O Anfitrião não poderia estar mais profético em suas palavras na dedicatória, pois as Sonhadoras são enlouquecedoramente viciantes!!!!

Ficou curioso? Basta comprar o livro e mergulhar nas loucuras de Duda Falcão!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Duda Falcão?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “Comboio de Espectros, de Duda Falcão

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: