O Médico e o Monstro e Outros Experimentos, de Robert Louis Stevenson

Já tinha lido há muitos anos O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, traduzido por José Paulo Golob, Maria Angela Aguiar e Roberta Sartori e publicado pela Editora L&PM, mas desde comecei o trabalho no blog, percebi que uma releitura possui um significado muito particular. O olhar que tenho hoje é muito mais apurado e maduro, em relação ao meu antigo ponto de vista. Não que tenha de reler tudo o que já li, mas alguns nomes e títulos com certeza passarão por esse processo. O Médico e o Monstro e Outros Experimentos, de Robert Louis Stevenson, traduzido por Paulo Raviere e publicado pela Darkside Books, me permitiu não só fazer a releitura dessa obra em particular, como conhecer outros contos do autor, além de fatos e detalhes de sua vida.

O Medico e o Monstro e Outros Experimentos - Robert Louis Stevenson - Darkside Books - Canto do Gárgula
O Medico e o Monstro e Outros Experimentos – Robert Louis Stevenson – Darkside Books

Livros assim agregam muita informação sobre a vida do autor, fazendo o leitor mudar sua visão sobre a obra. Elogiado por seus pares, de Arthur Conan Doyle à Virginia Woolf, Stevenson foi um expoente e, não sem motivo, ganhou lugar no rol da fama da literatura mundial. Suas criações foram tantas e tão variadas que se torna difícil categorizá-lo em apenas um estilo. Detalhes como esse prefaciam o livro e engrandecem a experiência da leitura. Gosto muito de livros que dão espaço à vida do autor, sem necessariamente serem um tratado bibliográfico longo e muitas vezes sacal. Isso aproxima o leitor da humanidade do escritor ou escritora.

Robert Louis Stevenson - Escritor - Canto do Gárgula
Robert Louis Stevenson – Escritor

Dos contos que estão no livro, alguns me chamaram atenção e foram eles O Demônio da Garrafa, O Apanhador de Corpos, Olalla e O Médico e o Monstro. Em todos esses contos, a atmosfera de horror é muito bem executada te prendendo do início ao fim.

O Médico e o Monstro, que dá nome ao livro, é uma obra eterna. Faz a reflexão do mal que existe em nós mesmos e a relação que temos com essa existência, utilizando do exagero do Sr. Hyde na representação desse lado maligno e da fraqueza do Dr. Jekyll, que personifica a parte benigna da alma humana. A ciência de Jekyll coloca um tempero de ficção científica na obra gótica com traços excelentes de horror. Através de um argumento fantástico, o texto ainda aborda, ainda que não profundamente, a questão de múltiplas personalidades.

Dr. Jekyll and Mr. Hyde - Robert Louis Stevenson - Canto do Gárgula
Dr. Jekyll and Mr. Hyde – Robert Louis Stevenson –

O texto é tão instigante que influenciou vários autores e obras. Como exemplos dessa influência temos o personagem Hulk, da Marvel Comics e o filme Clube da Luta (1999). 

Sempre atual, O Médico e o Monstro, nos permite traçar paralelos com a atualidade do século XXI e assim talvez entender como algumas pessoas são muito nocivas utilizando as redes sociais onde assumem sua parte Sr. Hyde e na vida real assumem sua contraparte Dr. Jekyll. Já outras agem de maneira oposta, mostrando na internet vidas perfeitas como o memorável Dr. Jekyll enquanto na vida real são Sr. Hyde para si e os seus. Incrível perceber os dois perfis de usuários através das lentes de Stevenson, o que nos mostra a tamanha jovialidade de seu argumento. 

Ao final do volume, a DarkSide Books nos presenteia com fotos variadas de Stevenson em momentos com familiares e amigos. A edição está muito bonita, com várias imagens internas de cartas de tarot, além de desenhos relativos aos contos que são lindas. Pena não ter sido feito o baralho de tarot com essas imagens. Tanto a capa quanto as ilustrações do miolo são de autoria do talentoso Alcimar Frazão.

Robert Louis Stevenson morreu jovem, aos 44 anos. Nitidamente poderia ter escrito muito mais se tivesse vivido por mais tempo. Nos deixou um vasto legado com peças importantes da literatura mundial como A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro entre outros. Com certeza um autor a ser lido dentre os clássicos e fonte eterna de inspiração.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Robert Louis Stevenson?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

4 comentários em “O Médico e o Monstro e Outros Experimentos, de Robert Louis Stevenson

Adicione o seu

  1. Já havia lido O Médico e o Monstro, mas a oportunidade de apreciar outros trabalhos do autor me anima a adquirir esse exemplar. Alguns contos são recorrentes em antologias dedicadas ao fantástico, mas outros são inéditos.

  2. Essa edição da Darkside está incrível! Trouxe a excelência e a grandeza que este clássico é digno de ter. Com certeza irei adquirir em breve <3

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: