Fuzuê Nerd 2019 – Cobertura do evento

Chegando no Evento

Tivemos a honra de participar de mais um evento em São Paulo, que aconteceu no dia 15 de novembro de 2019, no Novotel Jaraguá (localizado na Rua Martins Fontes n. 71, Consolação, São Paulo/SP). Fomos Gabriel Bier e eu, representando o nosso blog. Para quem ainda não o conhece, Bier é o Revisor de nossos textos e um dos integrantes de nossa equipe.

Fuzuê Nerd - Evento - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Logo

Chegamos logo no início do evento, com muitos dos estandes ainda sendo montados e, por consequência, o movimento de visitantes ainda era tímido. De cara fomos recebidos pela artista incrível Rabbit Heart, que já é uma amiga e foi um dos primeiros talentos que divulgamos pelo nosso blog (clique aqui e confira). Começamos o evento com o pé direito encontrando com um talento desse naipe, o que é sempre muito bom! 

Em seguida, visitamos o estande da AVEC Editora (um dos parceiros do blog), onde encontramos a amiga Lígia Colares. Sempre simpática, nos recebeu e ali batemos bons papos. Deixei ela a par das leituras que já completei da AVEC, portanto posso adiantar que novas resenhas sairão em breve! (então fique de olho e caso não tenha ainda seguido o blog, não existe melhor momento que esse).

Fuzuê Nerd - Lígia Colares - AVEC Editora - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Lígia Colares

Ainda encontramos com Fabiano Kbelo e sua equipe, um amigo querido que comanda o canal Papo Kbelo, no YouTube. Kbelo tem feito um trabalho muito legal de divulgação de literatura em seu canal. Vale a pena conferir, curtir e seguir.

Fuzuê Nerd - Fabiano Kbelo - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Fabiano Kbelo

Nossa passada pela Artist Alley

Resolvemos dar uma volta pela Artist Alley, um nome chique para a Sala dos Artistas. Como era o primeiro evento que o Bier participava comigo, mostrei a ele a importância de passar em todos os estandes para conhecermos as pessoas e trocarmos uma ideia. 

A sala era grande e uma enorme quantidade de artistas apresentavam suas criações. Andamos mesa por mesa para conferi-las, prestigiando os que já conhecíamos, bem como conhecendo aqueles que ainda não tínhamos tido contato. Falaremos sobre os destaques que vimos lá:

Dudu Torres, um artista sensacional que esperamos em breve teremos a honra de divulgar pelo blog, foi um dos primeiros que encontramos. Infelizmente não tiramos uma foto com ele, mas tenham certeza que é um dos grandes nomes dessa leva de artistas atuais, devendo ser colocado no radar.

Conhecemos também Marcelo Castro, um talento que me surpreendeu muito pela releitura e bom humor em elementos da cultura pop, me levando a adquirir essa arte estupenda. 

Fuzuê Nerd - Marcelo Castro - Artista - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Marcelo Castro – Artista

Mesmo já tendo trocado uma ideia com Rabbit Heart, não podíamos deixar de passar novamente pela sua mesa para conferirmos mais de suas lindas criações. Veja a foto que tiramos:

Fuzuê Nerd - Rabbit Heart - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Rabbit Heart

Ali perto encontramos Marcel Bartholo, outro artista já divulgado no blog e que temos acompanhado o trabalho (clique aqui e confira). Ele nos mostrou prévias de seu próximo trabalho e posso dizer à vocês que está sensacional.

Fuzuê Nerd - Marcel Bartholo - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Marcel Bartholo

Logo depois reencontramos Fabiano Kbelo, que estava comprando uma arte simplesmente genial do Lobo Solitário, personagem do qual sou absolutamente fã. Após momentos de tensão, onde quase levei a arte que ele estava comprando (risos), conhecemos o artista responsável por aquela criação: Luciano Salles.

Fuzuê Nerd - Luciano Salles - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Luciano Salles

Conseguimos gravar um pouco do seu trabalho em execução lá no evento enquanto assinava seu quadrinho autoral Limiar: Dark Matter (que já se encontra resenhada e em breve estará aqui no blog), o qual acabei por adquirir. Confiram um pouco do talento desse artista:

Nossa última visita foi na mesa de Verônica Berta, onde descobri o quadrinho Ânsia Eterna, baseada na obra de Júlia Lopes (clique aqui e veja nosso comentário sobre essa autora). Sua arte me chamou muita atenção, lembrando o traço de Emily Carroll, uma artista que gosto muito e de quem já falamos no blog (clique aqui e confira). Comprei seu quadrinho e em breve teremos resenha por aqui.

Fuzuê Nerd - Verônica Berta - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Verônica Berta

Na Sessão D. Gray do blog vocês encontram vários desses artistas. Torcemos para poder divulgar esses artistas que encontramos no evento. Seguindo o blog, você é alertado das nossas novidades!

Retornando aos estandes

Pudemos encontrar Nathalia Sorgon Scotuzzi no estande da Editora Diário Macabro e deixar meu elogio ao livro O Enigma de Outro Mundo, de John W. Campbell. Traduzido pela própria Nathália, cujo trabalho ficou maravilhoso, é um livro que estará em breve por aqui, sem dúvida alguma. A Editora Diário Macabro possui uma linha editorial muito interessante, que indico muito. 

Fuzuê Nerd - Nathalia Sorgon Scotuzzi - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Nathalia Sorgon Scotuzzi

Também tive o prazer de conhecer Joana Russo, da Mythos Editora, onde pude adquirir Hellboy e o B.P.D.P. 1954, completando minha coleção do Hellboy. Trocamos um papo legal sobre os lançamentos e linhas editoriais da Mythos Editora, assim como a coluna que assino lá no blog Caverna do Caruso. Espero, em breve, novidades legais por aqui.

Encontramos também o querido Douglas Freitas, da Skript Editora, organizador do evento. A Skript Editora é um dos parceiros de nosso blog, sendo quem nos proporcionou estarmos no evento. Agradecemos pela parceria que tem sido maravilhosa.

Fuzuê Nerd - Douglas Freitas - Skript Editora - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Douglas Freitas – Skript Editora

Retornamos várias vezes ao estande da AVEC Editora. Numa dessas idas e vindas, tivemos a oportunidade de conhecer Renato Dalmaso, autor e artista do quadrinho O Elísio, último lançamento da editora.

Fuzuê Nerd - Renato Dalmaso - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Renato Dalmaso

Ele gentilmente me presenteou com um exemplar de sua HQ. Conseguimos filmar ele autografando um moleskine lindo que a Skript Editora produziu.

Foi uma experiência maravilhosa presenciar o artista trabalhando ao vivo.

Ainda no estande da AVEC Editora, encontrei os parceiros da editora com quem pude tirar fotos: Diana Kalaf e Thiago Carneiro do canal Afro Nerd.

Outra feliz descoberta, que apesar de não estar na Artist Alley, foi o estande do Studio Vulpes. Lá, conhecemos Ally Ribeiro, uma artista talentosíssima  que esperamos em breve fazer a divulgação aqui no blog.

Outros tantos estandes vendiam não só livros e quadrinhos como muitas outras coisas do universo nerd e geek. Foi muito bom ver tantas opções de lojas no evento.

Workshops

Assistimos o Workshop Criando Quadrinhos, mediado por Charles Nascimento (BBHQ), com participação de Bel Pardal e Marcel Bartholo. Foi um bate papo muito bom, mostrando os desafios do quadrinho independente no Brasil. 

Outro Workshop que tivemos a oportunidade de assistir foi Criando seu Canal do YouTube e Podcast, mediado por Fabiano Kbelo, com participação de Rino Félix (Nerd All Stars), Daniel Fontana (Formiga Elétrica), Raphael Ranieri (Formiga Elétrica) e Bruno Zago (Pipoca & Nanquim). Muitas dicas e trocas de experiências fizeram dessa oportunidade uma boa aula sobre a Internet. 

Daniel Fontana foi outro com quem trocamos uma ideia rápida, onde lembramos da entrevista que fizemos para seu podcast no site Formiga Elétrica. Clique aqui para saber como foi essa entrevista.

Fuzuê Nerd - Daniel Fontana - Formiga Elétrica - Canto do Gárgula
Fuzuê Nerd – Daniel Fontana – Formiga Elétrica

Muitos outros workshops aconteceram e não tivemos como participar de todos, mas o evento estava bem servido desse tipo de atração.

Considerações finais

O ambiente do evento estava muito legal e tivemos uma presença maior de visitantes na parte da tarde. O clima agradável permitiu excelentes conversas e trocas e isso é sempre positivo.

Todos os estandes estavam com bastante material, portanto as opções de compra eram diversas. Em vários momentos você ficava muito na dúvida do que comprar por conta dessa variedade!

O local escolhido para a realização do evento era bem legal. Na minha opinião, conseguiu receber à todos da melhor maneira. Se o evento crescer futuramente, o espaço talvez não comporte, mas para essa realização foi muito positivo. As pessoas podiam andar e visitar com tranquilidade os estandes, porém andar pela Artist Alley foi complicado.Ela era sem dúvida o local mais badalado do evento e muito legal ver tanta gente consumindo arte. Achei o espaço onde podíamos andar bastante apertado. Todos querem ver e falar com os artistas e por isso é um local badalado. Vale repensar essa área para o próximo evento.

Ainda na mesma sala dos artistas, devido à quantidade de pessoas dentro do lugar, assistir os workshops e bate papos que rolaram por ali não foi uma experiência legal (o que não ocorreu nos outros workshops que foram feitos em salas separadas e isoladas), pois o som das palestras não conseguia competir com o burburinho do local. Fica a dica para alocar essas atrações em salas isoladas pois é sempre muito bom ver os artistas falarem sobre seus trabalhos e experiências.

Na nossa opinião, o saldo final do evento foi muito positivo. Vimos muitos artistas e suas obras. Vimos várias editoras e lojas, todas com qualidade de catálogo. É um evento que tem tudo para crescer mais e mais e ter outras edições. Que venha o próximo, com certeza! 

Deixamos abaixo alguns dos quadrinhos que compramos no evento. Todos dicas excelentes, dentro e fora do horror, que indicamos a leitura.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: