O Escravo de Capela, de Marcos DeBrito

A indicação do livro, O escravo de Capela, de Marcos DeBrito, e publicado pela Faro Editorial, veio de uma das vendedoras do estande da própria editora, durante a Bienal do Livro de 2019. Quando ela comentou que o argumento utilizava folclore nacional, na figura do saci, fiquei bastante interessado. E agora percebo como foi acertada minha decisão.

O livro ambienta um Brasil Colônia violento, escravagista, racista e muito duro. A vida dos escravos é um fardo pesado, muito bem descrito na obra, deixando o leitor com as tripas torcidas de tanta maldade na forma como eles são tratados. Neste momento O horror já se apresenta em sua pior faceta – a real.

O Escravo de Capela - Marcos DeBrito - Faro Editorial - Canto do Gárgula
O Escravo de Capela – Marcos DeBrito – Faro Editorial

Porém o autor  DeBrito, também, nos apresenta o lado supersticioso da vida do interior. A cruel realidade e a mística superstição se entrelaçam criando a atmosfera perfeita para o surgimento da lenda. O folclore aqui não surge das histórias de uma bondosa avó, mas sim da crueldade dos homens em suas vidas violentas e terríveis.

A tensão do horror do dia a dia se ameniza com um pouco romance,  o que faz o leitor respirar para as cenas de crueldade. Contudo é melhor  não se iludir, pois tudo nesse livro está primorosamente conectado. Nada é ao acaso. O autor cria uma história verdadeiramente brasileira com todos os seus temperos familiares e suas relações sociais intrincadas e bastante peculiares. No microcosmo da Fazenda Capela, temos um retrato velho, sujo, sangrento e fiel do surgimento da sociedade brasileira. 

O Escravo de Capela é um daqueles livros que merece virar um filme. Ele tem elementos históricos importantes e os retrata fielmente, tenha você estômago ou não para digerir. A inocência da superstição interiorana é construída página a página e a utilização do folclore, mesmo que fazendo uma releitura de alguns mitos, é perfeita, terrível e incrível.

Com um final surpreendente, vemos o fechamento magistral de uma história onde o monstro é apenas o ponto de reflexão sobre a alma humana. O autor nos mostra alguns heróis muitas vezes esquecidos e relegados a um destino que a maioria dos livros não dá protagonismo.

Acabei de ler esse livro na noite da sexta-feira 13 de setembro de 2019 e não poderia coroar melhor um dia supersticioso e temático como esse, com uma história assustadora como essa.

Marcos DeBrito te convidou para conhecer a Fazenda Capela. Resta saber se você terá coragem de visitar aquele lugar maldito. 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Marcos DeBrito?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Faro Editorial?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: