O Relatório de Brodeck, de Manu Larcenet

Talvez as melhores leituras sejam aquelas que te perseguirão pelo resto de seus dias. Não, a palavra talvez encerra em si uma dúvida e por isso é a palavra errada. São as melhores leituras, com certeza. Cabe a nós o fardo de suas mensagens. 

O Relatório de Brodeck é uma dessas leituras, que nunca mais esqueceremos. Ela nos lembra apenas que o horror da alma humana, dormente e terrível, está esperando seu momento de despertar. Se não estivermos atentos sempre, será de nossas almas que os monstros sairão. Somos sim, os portais do inferno.

O Relatório de Brodeck - Manu Larcenet - Pipoca e Nanquim - Canto do Gárgula
O Relatório de Brodeck – Manu Larcenet – Pipoca e Nanquim

O Relatório de Brodeck, traz a arte e argumento de Manu Larcenet, inspirados no romance de Philippe Claudel. Sua arte é tão rica que enreda o leitor de uma maneira impossível de não se ver imerso na sinistra situação que nos é apresentada. A tradução fica ao encargo de Pedro Bouça, enquanto a publicação é responsabilidade da Pipoca & Nanquim, que vem fazendo um trabalho ímpar no mercado nacional.

O Relatório de Brodeck - Manu Larcenet - Pipoca e Nanquim - Canto do Gárgula
O Relatório de Brodeck – Manu Larcenet – Pipoca e Nanquim

Poderoso demais ler um quadrinho assim. Algo que precisamos sempre para nos lembrar do quão falhos nós somos. Precisamos ser os nossos próprios vigias, atentos e incansáveis. 

Larcenet (e Claudel, obviamente) nos fazem perceber o quão cruel é entendermos que a sociedade só é suportável enquanto vestida pelos tecidos maleáveis das mentiras. A verdade ao final, é uma nudez agressora, terrível e implacável.

O Relatório de Brodeck - Manu Larcenet - Pipoca e Nanquim - Canto do Gárgula
O Relatório de Brodeck – Manu Larcenet – Pipoca e Nanquim

Brodeck não só escreve um relatório, mas faz sim um mergulho corajoso no cerce social humano. Ao leitor, cabe no final a pergunta: Você aguentaria se ver despido verdadeiramente em um espelho tão cruel? Não precisa responder nada. Apenas leia O Relatório de Brodeck e tire suas conclusões.

Não tenho como não lembrar de meu velho pai após essa leitura. Ele sempre dizia que, ao final da vida, todos somos obrigados a nos sentar em um banquete de consequências. Ali, teremos de degustar a comida que nós mesmos preparamos e seu sabor estará de acordo com nossos atos.

Uma leitura dura, necessária e atual. Vivemos dias difíceis e cabe a nós decidir se seremos aldeões calados ou se escrevemos o relatório.

Boa leitura.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Manu Larcenet?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros livros de Philippe Claudel?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Pipoca & Nanquim?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: