O Elísio, de Renato Dalmaso, da AVEC Editora

Conheci o autor no evento Fuzuê Nerd 2019. Ele estava no estande da Avec Editora pintando e assinando os exemplares de sua obra. O Elísio: uma jornada ao inferno, primeira obra de Renato Dalmaso e publicada pela AVEC editora.

Comentei com ele que receberia em breve uma cópia para resenhar, mas, infelizmente, não teria a oportunidade de pegar um autógrafo dele, ali. Para minha surpresa, na mesma hora, ele me deu uma cópia e autografou com sua aquarela. Assistir ao processo de pintura foi um prêmio à parte. São oportunidades assim que dão aos eventos uma grandiosidade ímpar.

O Elísio - Renato Dalmaso - AVEC Editora - Canto do Gárgula
O Elísio – Renato Dalmaso – AVEC Editora

No dia seguinte li O Elísio: uma jornada ao inferno. Sabe aquela leitura que não se larga até a última página? Uma história biográfica sobre Eliseu de Oliveira, um ex-combatente brasileiro da Segunda Grande Guerra que lutou, sonhou e sofreu na Europa.

Dalmaso consegue nos trazer a atmosfera da época através de um enredo bem construído e cativante. Toda a inocência daquele período ganha vida novamente através de seu argumento, ao mesmo tempo, inúmeras questões são colocadas. Saudade, amor, esperança, medo, frustração são alguns dos pontos abordados durante a leitura.

Suas aquarelas dão cor à imagens que temos em preto e branco em nossas mentes. Elas são belíssimas e criam a sensação de estarmos vendo retratos de época coloridos a mão. Essa aura ajuda muito na imersão do leitor em sua viagem pela vida de Eliseu. Em muitos momentos me peguei relembrando de livros ilustrados antigos – para vocês perceberem o poder que a arte tem de levar o espectador por memórias afetivas – e fazendo associações que nem sequer esperava fazer.

Temos ao final uma obra completa sobre a vida de Eliseu de Oliveira, assim como devida homenagem por sua bravura e luta, mostrando a vida de um ser humano que lá esteve, como milhares que vivenciaram aquela loucura.

Aos sobreviventes restaram lembranças terríveis e sequelas atemporais. O Elísio é uma obra feita com maestria e merece nossa atenção,pois homenageia esses homens e mulheres que viveram o horror em sua máxima definição.

Boa leitura.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Renato Dalmaso?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

4 comentários em “O Elísio, de Renato Dalmaso, da AVEC Editora

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: