Carmilla: A vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu

Comprei Carmilla: A vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu, traduzido por Martha Argel, no Sebo Clepsidra, enquanto estava em São Paulo, em Outubro de 2019. Mais uma vez me embrenho pelo passado, indo ao gótico, para entender o horror atual. 

Carmilla A vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu - Via Leitura - Canto do Gárgula
Carmilla A vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu – Via Leitura

Nessa obra, percebo várias influências que hoje vemos nas histórias de vampiro. Se não tivermos lido Carmilla, vamos ter a ilusão de que tudo advém de Drácula, de Bram Stoker. Bem, isso não é verdade. Stoker nitidamente bebeu e muito da fonte de Carmilla, não só nas nuances do monstro, seguindo pelos personagens que o cercam como o próprio van Helsing. 

Carmilla, além de tudo, só busca vítimas mulheres. Ela possui toda uma maneira de ser que insinua sua homossexualidade. Cheguei a pensar que esse seria um dos motivos de Drácula ser mais conhecido mundialmente, mas o próprio livro elucida a questão. No afã de criar um monstro, Le Fanu apela para o traço homossexual da personagem, opção que na época era vista como um desvio ou degeneração. Repito sempre, que analisar o contexto da época em que a obra se insere, ajuda a entender muito mais claramente a história e suas origens. 

Carmilla A vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu - Via Leitura - Canto do Gárgula
Carmilla A vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu – Via Leitura

Incrível pensar que o traço homossexual de Carmilla, colocado como um defeito inicialmente pelo autor, deixaria a personagem tão atual aos dias de hoje. Diferente de Drácula, Carmilla em minha opinião envelheceu bem, ainda que ambos sejam expoentes da literatura.

O texto é muito bom, bem leve e ágil, apesar de antigo. Ele nos traz toda uma inocência de época, tão difícil de entender nos dias de hoje. O leitor do gótico precisa condicionar sua mente para o tempo do livro, para assim aproveitar muito mais da experiência.

Uma leitura boa que aconselho ser feita, principalmente aos amantes de vampiros e do gótico. Carmilla é uma grande rainha e deve ser tratada como tal. 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Sheridan Le Fanu?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Via Leitura?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “Carmilla: A vampira de Karnstein, de Sheridan Le Fanu

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: