A Pequena Vendedora de Fósforos – Uma reflexão

Venho pensando no que poderia colocar no dia do Natal e me veio o conto A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen, que apesar de ser um conto de fadas, é uma reflexão poderosa, dura e importante.

A Pequena Vendedora de Fósforos - Hans Christian Andersen - Canto do Gárgula
A Pequena Vendedora de Fósforos – Ilustração de Bertall

Na história abaixo uma jovem menina vendedora de fósforos, pobre e só, vaga pela noite congelada de uma cidade tentando vender seus fósforos sem qualquer sucesso. Percebendo que voltar para casa implicaria em uma provável surra ela busca um canto para se proteger do frio intenso. Sozinha, ela encontra na luz dos fósforos que risca algum consolo do frio implacável e acaba tendo algumas visões.

É um conto triste e sem um final feliz mas muito poderoso para que façamos uma reflexão. Achei apropriado trazê-lo exatamente no dia de hoje – no Natal.

Publicado em 1845 pela primeira vez, já recebeu inúmeras adaptações como musicais e animações. Hans Christian Andersen (1805 – 1875) foi um famoso escritor e poeta dinamarquês que se especializou em histórias infantis.

O vídeo acima foi produzido pela Serenissima Notte, que é um canal de contação de histórias, lendas, mitos, contos de fadas além de outros conteúdos. Não encontrei o nome do narrador para os créditos.

O Natal é uma época de festas e alegrias, mas também de reflexão. Espero que goste.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading