Um balanço geral
Este ano foi rico em leituras, tanto de livros como de quadrinhos, e por isso resolvi criar a Lista dos Top 10 de 2019. Nada mais justo se você lê muito e busca indicar leituras.
Sempre fui um bom leitor mas ao abrir o blog obviamente esse número aumentou bastante. As parcerias e os eventos, assim como o contato com o meio literário, me ajudaram bastante a ampliar tanto o volume como a qualidade das leituras, assim como descobrir novos autores e artistas.
Nas duas listas Top 10 de Livros e Quadrinhos, nem todos foram resenhados ou já foram e as resenhas ainda não foram publicadas. De qualquer forma já deixarei os links para os artigos que já tenham sido feitos e vou, no decorrer de 2020, incluindo os links das novas resenhas. Alguns não serão resenhados no blog mas foram leituras excelentes e que mereceram o lugar que ocupam!
Top 10 Livros
Tenho de admitir que a lista de livros lidos foi maior do que a de quadrinhos. Tive a oportunidade de ler muito e, por sorte, muita coisa boa.
Segue a lista que não se encontra em ordem alguma de preferência:
- Incidente em Antares – Érico Veríssimo
- O Escravo da Capela – Marcos DeBrito (leia a resenha)
- Medo Imortal – Romeu Martins (leia a resenha)
- O Balé das Aves Mortas – Larissa Prado (leia a resenha)
- 1984 – George Orwell
- O Iluminado – Stephen King (leia a resenha)
- Hex – Thomas Olde Heuvelt (leia a resenha)
- A Balada do Black Tom – Victor Lavalle
- O Homem de Giz – C.J. Tudor
- Dez Degraus de Desordem Natural – Organizado por Charlitto Ogami
Como disse foram muitas leituras e esses livros foram os que mais me impressionaram realmente. Fazer essa lista não foi fácil mas é sempre bom organizar e poder indicar bons títulos. Ao final desse artigo deixo as imagens de todas as capas.
Top 10 Quadrinhos
Li bons quadrinhos esse ano. Alguns foram completamente surpreendentes e junto com eles, pude encontrar excelentes artistas. Alguns deles são inclusive roteiristas mas de qualquer forma, no critério quadrinhos acabo somando não só o roteiro, mas também a arte.
Fica bem difícil separar a arte e o roteiro quando falamos de quadrinhos. A arte sequencial depende de ambos e os artistas, no caso, são os responsáveis pela velocidade e imersão no qual somos jogados nessas obras. Exatamente por isso na lista abaixo colocamos indicamos ambos, roteirista e artista. Caso só exista um nome então o mesmo é responsável tanto pelo roteiro como pela arte.
Segue a lista que não se encontra em ordem alguma de preferência:
- Floresta dos Medos – Emily Carroll (leia essa resenha e essa resenha)
- O Matrimônio de Céu & Inferno – Enéias Tavares e Fred Rubim (leia a resenha)
- A Necromante – Douglas Freitas e Marcel Bartholo (leia a resenha)
- Desafiadores do Destino: Disputa por Controle volume 1 – Felipe Castilho e Mauro Fodra (leia a resenha)
- Exorcismo: Ritual Romano – El Torres e Jaime Martinez (leia a resenha)
- Le Chevalier nas Montanhas da Loucura – A. Z. Cordenonsi e Fred Rubim (leia a resenha)
- O Relatório de Brodeck – Manu Larcenet (leia a resenha)
- O Horror de Dunwich – Felipe Castilho e Fred Rubim
- Pequenos Heróis – Organizado por Estevão Ribeiro com vários autores. Desenhado por ele mesmo.
- O Rei Amarelo em quadrinhos – Organizado por Raphael Fernandes e escrito por vários roteiristas e desenhado por vários artistas (leia a resenha)
Tantos artistas maravilhosos eu pude conhecer esse ano. Não foram poucos realmente e, como na lista de livros, compilar essa foi até pior. Ao final desse artigo deixo as imagens de todas as capas.
Olhando o próximo ano
Ao fazer a Lista dos Top 10 de 2019 não deixo de também imaginar que em 2020 teremos outras experiências maravilhosas! Muitas das resenhas iniciais de 2020 foram na verdade compiladas em 2019 (a agenda de publicação já estava fechada até Março).
De qualquer forma continuaremos lendo e buscando trazer essas boas indicações e muitas outras e por isso é muito importante que você siga o blog, caso ainda não tenha feito. Acompanhe nosso trabalho pois é através da leitura que podemos criar uma sociedade melhor.
Acreditem pois estamos precisando!
Tenha um excelente Ano Novo!
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Livros
Quadrinhos
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Gárgula, sua lista tem muita coisa. Eu já tinha favoritado muitas dessas indicações (principalmente de quadrinhos). O ano que inicia vai ser a vez de mergulhar nessas dicas. E não posso deixar de agradecer por me incluir entre obras tão incríveis! Que 2020 seja ainda mais produtivo na nossa vida de leitores <3
Tenho certeza que será. Estamos fazendo nossa parte no engrandecimento da leitura e de alguma forma, do gênero do horror!