Porém Bruxa, de Carol Chiovatto

Uma história divertida

Carol Chiovatto nos entrega Porém Bruxa, seu primeiro livro lançado pela AVEC Editora e só tenho de agradecer, pois a história é muito legal! Leio muita coisa pesada e algumas até antigas. Por isso, encontrar uma leitura mais leve é sempre muito bom. O cérebro agradece (risos). Mas leveza não é sinônimo de pouca diversão e, nesse caso, Chiovatto te coloca em uma aventura incrível, num passo alucinante, dentro da cidade de São Paulo.

Porém bruxa - Carol Chiovatto - AVEC Editora - Canto do Gárgula
Porém bruxa – Carol Chiovatto – AVEC Editora

Uma personagem forte

Isis Rossetti é uma bruxa moderna, que segura as pontas para manter a cidade de São Paulo livre de confusões místicas. Se fosse só isso tudo bem, mas ela acaba por ajudar também os comuns (ou pessoas que não são místicos). Você pode achar, como eu achei, que rola uma pegada Harry Potter e eu tenho de admitir que tanto sim quanto não! Hahahahaha

Sim, porque traz em comum a existência paralela de um mundo místico ignorado pelos comuns.. Também existe toda uma organização burocrática para regular a atuação dos bruxos que trabalham em campo, o que é muito similar à história criada por J. K. Rowling. Mas te falo desde já que parou aí qualquer semelhança.

Uma São Paulo que poucos conhecem

A autora sedimenta sua personagem em um mundo real, em São Paulo, mais precisamente pela região do Centro (me senti o Google Maps agora). Isso é um grande barato, pois gera memória no leitor. Você poderá andar em São Paulo e dizer: “poxa, aqui que rolou aquela parte do livro”. 

Fora isso, os amigos e personagens que rodeiam Isis, exemplificam de maneira muito legal a vida brasileira, cercada de amigos, os quais normalmente sabem muito de nossas vidas, angústias, vitórias, medos e sonhos. O brasileiro é um ser muito gregário, que adora viver em bando e percebemos isso na história.

Somos então guiados pelas aventuras da bruxa e seus amigos comuns que, no entanto, acabam caindo de paraquedas em uma investigação de sequestro dentro de outra investigação de homicídios. E te garanto, ainda tem muito mais! 

Um texto leve com várias reflexões

Porém Bruxa consegue unir tudo isso de forma leve, mantendo o leitor naquele modo de “quero saber mais”. A linguagem jovem dita a tônica, o que também é muito positivo por mostrar as nuances de nossa sociedade atual. A autora nesse ponto consegue trazer ao leitor todo um espectro social brasileiro que, além de real, torna-se necessário em épocas tão difíceis como as que temos vivido. Viva as diferenças!

Outro ponto que me chamou atenção foi a forma como Chiovatto toca no assunto do abuso. Ela consegue tratar o assunto de uma maneira muito pertinente sem perder o fio da meada, garantindo ao leitor, ao mesmo tempo, a continuidade da leitura e a reflexão importante sobre o tema. Aqui deixo meus parabéns para ela, pois ficou muito bom mesmo!

Esse livro é uma dica para quem quer ler algo mais puxado para o policial com suspense, trazendo uma dose bem servida do fantástico. Ele é divertido, atual, jovem e inteligente.

Nos resta perguntar a autora quando teremos novas aventuras de Ísis, pois já deixou não só sua marca, como saudades.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Carol Chiovatto?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “Porém Bruxa, de Carol Chiovatto

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: