Stranger Fans, uma ode aos anos 80

Mais que um livro, uma visita guiada

A DarkSide Books, editora parceira no blog, nos deu um presentão ao nos mandar Stranger Fans, de Joseph Vogel. Muito mais que um livro, é uma ode aos anos 80 e à série Stranger Things, da Netflix!

A experiência dessa leitura é incrível, não só para os fãs da série, mas principalmente para quem cresceu acompanhando o horror na década de 80! Particularmente para mim foi ainda mais legal, porque vivi aqueles anos – exatamente minha passagem para a adolescência – visto que nasci em 1973.

Uma edição oitentista em tudo

Diferente de muitos livros que são editados para homenagear séries e filmes, onde temos fotos das filmagens, dos bastidores e da película em si acabam por preencher muito das páginas, neste livro temos uma abordagem bem diferente, tornando-a original e muito boa.

Começamos pelo formato retangular do livro, que lembra os enormes televisores que tínhamos na época. A capa mesmo já mostra isso ao trazer um deles. Estamos voltando ao tempo, onde controles remotos não existiam e a escolha de canais era feita manualmente no botão, com o ajuste do sinal através de antenas.

Stranger Fans - Joseph Vogel - DarkSide Books - Canto do Gárgula - Capa
Stranger Fans – Joseph Vogel – DarkSide Books

Internamente as páginas todas trazem muitos textos e imagens simples, todas em preto, branco e vermelho. O vermelho impera por sinal, sendo a borda do livro toda nessa cor. Essa escolha de uma impressão em apenas três cores faz um paralelo de certa forma com a época, limitada em muitas coisas, profunda em muitas outras. A simplicidade da paleta de cores do livro contrasta com a complexidade de informações que ele traz. Da mesma forma foi a década de 80, rica em detalhes mas inocente até, para não dizer simplista se compararmos com os dias atuais.

Conhecendo a série desde sua idealização

Como disse anteriormente, a riqueza de detalhes nos permite entender como Stranger Things foi idealizada e executada, até se transformar no sucesso de público e crítica. Não comento à toa que Stranger Fans é sim uma ode aos anos 80.

O detalhamento que o autor revela ao leitor sobre a vida da época, além dos elementos que a  cercavam é impressionante. Ele consegue mostrar e justificar cada decisão tomada durante a elaboração da série. Do vestuário aos penteados, das atitudes aos comportamentos, das músicas aos brinquedos. Até o cenário geopolítico da época é descrito! Tudo está ali com uma infinidade de informações dentro de um texto delicioso e fácil de ser lido. Talvez essa seja a grande sacada do autor: conseguir te guiar pelos anos 80 sem ser pedante ou enfadonho. Ele te pega pelas mãos e te leva, mostrando tudo de uma maneira muito legal.

Para os fãs de Stranger Things, mesmo a grande maioria que não viveu aqueles tempos, é um convite imperdível para uma viagem temporal. Esse livro se não é um simples apanhado de informações antigas mas sim um enorme parque temático tanto da série quanto da década!

Com suas inúmeras referências, os fãs poderão ouvir vários cantores e bandas musicais da época, ver filmes clássicos que marcaram aquele tempo e até mesmo conhecer videogames, brinquedos e jogos! O capítulo das bicicletas foi sensacional em particular. Me levou de volta a um passado onde nossas bikes eram nossas liberdades!

Conclusões finais

Um item obrigatório em qualquer prateleira e coleção de fãs de Stranger Things. Para aqueles que viveram os anos oitenta e já tenham viajado com a série de TV, terão neste livro um excelente portal para mostrar aos seus filhos o que foram aqueles anos tão intensos, onde ser criança era, pelo menos, diferente do que os dias atuais.

Obrigado à DarkSide Books não só pela edição primorosa, mas também pela possibilidade que me proporcionou de voltar a uma época em que nem mesmo de Gárgula eu era chamado.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Joseph Vogel?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

4 comentários em “Stranger Fans, uma ode aos anos 80

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: