Ghost Story, uma história gótica atual

Uma história gótica atual

Essa é a melhor definição que tenho para Ghost Story, de Peter Straub: uma verdadeira história gótica atual, cheia de segredos antigos, culpas, arrependimentos e um mal sobrenatural que permeia à tudo.

Ghost Story - Peter Straub - DarkSide Books - Canto do Gárgula
Ghost Story – Peter Straub – DarkSide Books

Straub consegue tecer um enorme teia em torno dos habitantes de Milburn, nos EUA, focando sua história no entorno da peculiar Sociedade Chowder, composta por quatro grandes e velhos amigos.

Sociedade Chowder

Todos nós temos aquele velho grupo de amizade, que mesmo após anos, sempre se encontram e trocam lembranças e risadas. Na Sociedade Chowder não é diferente, com a exceção de que lá eles trocam histórias de terror.

Todo mês eles se encontram no mesmo lugar onde bebem e fumam seus charutos, enquanto o escolhido da vez conta o seu “causo”. Todas as histórias são assustadoras e a princípio você não imagina que algumas possam ser até reais até que uma delas realmente começa a assombrá-los.

Nesse ponto o livro tangencia o sobrenatural e os quatro idosos aos poucos vão percebendo que os sinais são claros de que algo está profundamente errado e nesse momento a culpa entra em cena e antigos segredos revelados.

Em alguns momentos me lembrou um pouco It, de Stephen King, mas as semelhanças não são tantas. Straub e King são amigos de longa data e por isso fui pesquisar quem escreveu o que primeiro. Escrita em 1979, Ghost Story provavelmente influenciou a criação de It, que só foi escrita em 1986.

Conclusões finais

Sempre comento com meu grande amigo João Daniel de como a culpa pode ser um agente motor fortíssimo em vários dramas familiares. Trazemos em nós sequelas ou marcas que muitas vezes carregamos sem saber. Se isso na vida real já é pesado, imagine se adicionarmos o sobrenatural.

Nada como juntar o tempo, segredos, muitas culpas e intimidade para que criemos uma terrível iguaria, muitas vezes mortal!

Ghost Story é uma grande história sobre velhas amizades abarrotadas de segredos e arrependimentos do passado, onde os verdadeiros culpados ainda teimam em não admitir seus erros.

Leitura certa e de qualidade!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Peter Straub?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

5 comentários em “Ghost Story, uma história gótica atual

Adicione o seu

  1. Poxa, eu achei essa história fraquíssima, totalmente desconexa. Já a adaptação cinematográfica de 1981 (que tem uma proposta totalmente diferente do livro) ficou esplêndida, um dos melhores filmes de fantasmas de todos os tempos. Assim como Mau-Olhado, sobre o qual gira todo um culto totalmente injustificado…

    1. Moisés, ela cumpre bem o papel gótico que se propõe a fazer. Não é um thriller de horror e sua pegada é bem mais lenta. O filme que você cita eu não vi para opinar. Achei uma dica boa para quem gosta de coisas mais leves dentro do gênero. Eu prefiro coisas mais densas como Hex, por exemplo.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: