O Enigma de Outro Mundo, completo e inédito no Brasil

Um livro necessário para a sua coleção

A Editora Diário Macabro trouxe em 2019 o livro O Enigma de Outro Mundo, de John W. Campbell, completo e inédito no Brasil. Digo completo, pois reúne partes do texto original – dois capítulos iniciais – que ficaram ignorados de todos até que pesquisas de Alex Nevala-Lee os encontraram em 2017. Eles foram retirados por ordem dos editores na época devido a diferença na velocidade da narrativa.

Lee estava fazendo pesquisas em manuscritos de Campbell quando se deparou com o material até então desconhecido. O texto era a versão expandida de Who Goes There?, com o título Frozen Hell, o qual fora reduzido para se adaptar às exigências da revista em que foi publicado.

O Enigma de Outro Mundo - John W Campbell - Editora Diário Macabro - Canto do Gárgula
O Enigma de Outro Mundo – John W Campbell – Editora Diário Macabro

Esse livro foi escrito em Agosto de 1938, sob o pseudônimo de Don A. Stuart na revista Astounding Science Fiction.

Terror em um ambiente inóspito

Utilizando a Antártida como palco da história, somos apresentados a um grupo de cientistas e pesquisadores, que encontram acidentalmente uma espaçonave alienígena enterrada no gelo. O ambiente antártico é o pior possível, levando-os constantemente ao limite da sobrevivência, além de dependentes de sua base.

Vale comentar que os dois capítulos iniciais, retirados anteriormente, tratam exatamente dessa descoberta, ou seja, de como eles lidaram com o achado. Incrível pensar na história sem eles.

Obviamente o contato com a nave e os restos de um alienígena se mostram muito mais perigosos do que se imaginava.

Um dos melhores exemplos de horror cósmico

A atmosfera que Campbell cria é terrível, apesar de em momento algum revelar um monstro. Por mais que o parasita alienígena esteja contaminando o que pode, ele não possui uma forma específica, assumindo outras inimagináveis e terríveis.

Exatamente por isso, a história se torna um exemplo típico do horror cósmico, criando uma atmosfera angustiante onde o perigo está em todo o lugar e ao mesmo tempo não está em lugar algum.

Como leitores ficamos angustiados lendo o desenrolar dos fatos até seu desfecho. Um livro que chega a ser duro e seco em vários momentos. Uma leitura que se torna importante para quem gosta do gênero.

Adaptações para o cinema

Ao todo, o livro foi adaptado três vezes para o cinema. Sua primeira adaptação acontece em 1951, dirigido por Christian Nyby. Nunca vi esse filme para opinar se foi ou não bem feito.

Em 1982, o livro foi adaptado pela segunda vez pelas mãos de John Carpenter. Nele, atuaram Kurt Russell, Keith David e Wilford Brimley entre outros. Na época recebeu críticas mornas, mas hoje é considerado um dos melhores filmes do diretor. Eu mesmo ainda o considero um dos melhores filmes de horror já filmados até hoje. Essa adaptação foi bastante fiel ao livro, o que é excelente.

Em 2011 ele novamente é adaptado pelo diretor holandês Matthijs van Heijningen Jr., mas nesse filme a ação ocorre antes dos acontecimentos do filme de 1982. Como não assisti até agora, também evito qualquer comentário.

Uma edição primorosa

A Editora Diário Macabro conseguiu entregar um livro lindo e de muita qualidade. Seja pela capa dura, pela arte de capa de Wildner Lima – que por sinal é linda – ou pelos desenhos que estão ao final, de autoria de Thiago Motta, como extras do livro, dando vida aos personagens.

Vale lembrar que a editora fez camisas com a arte da capa que ficaram lindas. Veja com eles se ainda possuem peças para venda.

A tradução foi feita por Nathalia Sorgon Scotuzzi, que também assina o prefácio da obra, outra pérola do livro, trazendo inúmeras informações interessantíssimas. Certamente a melhor delas é de onde Campbell se inspirou para escrever sua novela. Simplesmente terrível e assustador!

Conclusões finais

O momento que estamos vivendo no cenário literário nacional é rico em opções. Se por um lado vemos livrarias fechando devido a crise, por outro temos as editoras se reinventando pelo uso de novos modelos e estratégias para se manterem no mercado. A Editora Diário Macabro é uma dessas que têm conseguido nos entregar inúmeros títulos interessantes.

Com certeza, O Enigma de Outro Mundo é um título de peso para qualquer editora que se preze. Além disso, é um título que deve compor a coleção de qualquer interessado pelo horror ou mesmo de ficção científica.

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de John W. Campbell?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da Editora Diário Macabro?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Um comentário em “O Enigma de Outro Mundo, completo e inédito no Brasil

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading