O Capeta-Caolho contra a Besta Fera

Um ebook premiado

O premiado livro O Capeta-Caolho contra a Besta Fera, de Everaldo Rodrigues foi meu primeiro livro lido de 2020 e ganhou imediatamente minha avaliação máxima de cinco estrelas no Skoob e na Amazon.

O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera - Everaldo Rodrigues - Canto do Gárgula
O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera – Everaldo Rodrigues

Eu estava de olho nele há algum tempo e aproveitei o desafio do Desencalendo, que participei em janeiro, para iniciar as leituras por esse livro. Não poderia ter sido mais feliz.

Premiado muito merecidamente com o Prêmio ABERST de Literatura na Categoria Melhor Conto ou Novela de Horror é um livro que todos devem ler.

A riqueza do Nordeste brasileiro e suas lendas terríveis

Ambientado no sertão nordestino, a história nos apresenta a cidade de Terezinha de Moxotó, pequena e esquecida, mas palco de estranhos e bárbaros assassinatos. A já desesperançosa população local, se imagina agora fadada a morte sanguinolenta e cruel. Pois é exatamente aí que a lenda de um lobisomem surge como o responsável pelas violentas mortes.

O autor consegue enriquecer o enredo com bons elementos do agreste, seja na forma de falar ou de pensar, seja na descrição da vida daquele povo, que apesar de temente a Deus acredita em toda a sorte de horror (lendas) ou, como chamamos na cidade grande, folclore. Temos além disso personagens clássicos da vida local: o vigário, o matuto, o coronel e o cangaceiro.

Enquanto lia, não pude deixar de lembrar de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Acredito que além do cenário sertanejo, a excelente construção dos personagens tenham ajudado a lembrança. Suassuna também usa o fantástico em sua obra, sendo esse outro ponto de correlação. É fácil perceber como o ambiente do sertão brasileiro é muito rico de possibilidades. Deveria ser um ambiente muito mais utilizado e explorado. Funciona tudo, da comédia ao terror, sendo um terreno bastante fértil da literatura.

Conclusões finais

Um enredo envolvente e surpreendente que nos coloca em uma aventura cheia de sofrimento, medo além de muita brasilidade. Sem dúvida uma história maravilhosa, daquelas que por anos lembrarei podendo contar como um “causo” muito peculiar.

Muito bom começar o ano com uma história tão boa como essa!
Que seja o presságio de leituras surpreendentes!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Everaldo Rodrigues?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: