Kindred, de Octavia E. Butler

Como descobri Kindred

Kindred, de Octavia E. Butler, foi uma indicação que a escritora Stephanie Borges fez durante o encontro do Clube Literário da minha amiga Frini Georgakopoulos, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, aqui do Rio de Janeiro, em 2019, que participou.

Comentando com a platéia sobre questões raciais dentro do tópico de racismo, ela indicou alguns bons livros que tratam do tema, principalmente dentro do horror, citando Kindred e A Balada do Black Tom (leia nossa resenha desse livro aqui).

Kindred - Octavia E Butler - Editora Morro Branco
Kindred – Octavia E Butler – Editora Morro Branco

Vale comentar que Clubes Literários, dentre várias funções, acabam aproximando o autor do público. Indico à todos que participem dos que possam existir por perto de sua casa ou trabalho. O clube da Frini é um dos melhores exemplos de como o fomento de literatura é engrandecedor para todos que participam.

A publicação foi feita pela Editora Morro Branco e a tradução foi feita por Carolina Caires Coelho. Vale ficar de olho nas publicações dessa editora!

Encontrando Octavia E. Butler

Talvez esta seja a melhor forma de começar essa resenha. Ler Kindred foi sim um encontro com Octavia E. Butler. Seu texto é ágil e fácil, além de ser incrivelmente gostoso de ler. É tão bom que o leitor fica preso ao livro sem querer parar. Comigo foi assim. Em dois dias tinha devorado quatrocentas e muitas páginas, sem perceber.

Octavia E Butler - Escritora
Octavia E Butler – Escritora

É certo que lerei mais suas obras. Não é possível se limitar à apenas um livro. A sensação final é de estar recebendo uma velha amiga para uma excelente conversa.

A história

Em Kindred temos Dana, uma mulher negra, e seu marido, tocando suas vidas em 1976, quando do nada ela é acometida de tonturas e desmaia. Ao voltar a si, ela está em um lugar completamente diferente, diante de pessoas estranhas e sotaques esquisitos. Sua primeira experiência nesse novo lugar envolve o resgate de um menino que se afogava e isso acaba por selar sua história.

Kindred - Octavia E Butler - Editora Morro Branco
Kindred – Octavia E Butler – Editora Morro Branco

Da mesma forma que ela foi transportada inicialmente, ela retorna para casa, sem muita explicação. Isso se repete e durante a história descobrimos que esse local, para onde ela viaja, nada mais é do que o sul dos EUA. O único problema é que ela também viajou no tempo e se encontra durante a época da escravidão. 

A história caminha pelas experiências de Dana nesse tempo antigo. Forçada a vivenciar os absurdos da escravidão que os negros sofreram nas mãos de fazendeiros e capatazes, Butler destrincha a escravidão de uma forma insólita utilizando o olhar crítico de uma pessoa negra e moderna, que testemunha e sofre os absurdos cruéis de uma época triste na história mundial, com isso criando um ponto de reflexão completamente único e incrivelmente atual através de sua narrativa.

Ficção Científica ou Terror?

Ambos! Foi exatamente esse o ponto que me atraiu para esse livro. O comentário de Stephanie Borges sobre a visão dela dessa história, enquanto uma mulher negra, só me deixou mais curioso. A situação toda vivida por Dana, a protagonista, pode sim ser vista como uma história de horror para um negro.

Ao leitor, Butler deixa a reflexão muito bem construída do racismo. Difícil demais não se solidarizar, refletir e se emocionar com todo o relato.

Obrigado Stephanie por sua indicação. Ler Kindred foi uma das grandes experiências que já tive em minha vida de leitor. Alguns livros mexem conosco porém esse te transforma por completo. É incrível!

Preciso me encontrar mais com Octavia E. Butler. Faz bem à alma!

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Octavia E. Butler?
Clique aqui para ver outros títulos dela!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: