A menina submersa, de Caitlín R. Kiernan

Me mandem indicações!

Esse foi uma indicação da amiga Ana Resende, que inclusive é uma das tradutoras deste livro. Entenda que não foi um livro fácil de acabar, mas posso dizer, orgulhoso, que consegui chegar ao final de A menina submersa, de Caitlín R. Kiernan, traduzido por Ana Resende e Carolina Caires Coelho, uma publicação pela DarkSide Books. Falo isso num desabafo junto a um cansaço e um sentimento de conquista.

A menina submersa - Caitlín R. Kiernan - DarkSide Books - Canto do Gárgula
A menina submersa – Caitlín R. Kiernan – DarkSide Books

Um texto esquizofrênico

Não é uma leitura fácil, mas explico o porquê. O texto é todo narrado por Imp, a protagonista principal. Ela sofre do mesmo mal que sua mãe e avó sofreram: esquizofrenia desorganizada. Sabendo disso, a autora te coloca na cabeça de Imp, seguindo pelo texto na forma como a personagem pensa.

Para ficar claro, em uma mesma linha de raciocínio, ela consegue executar inúmeras quebras, sejam para explicar sobre algo relacionado ou não, importante ou não. São quebras constantes, além de viagens muito vertiginosas. Se isso não bastasse,o relato não dá certeza de sua precisão, sendo talvez inventado ou alterado. Não se estabelece uma relação de confiança entre o leitor e a personagem. A complexidade narrativa deixa o texto com uma densidade enorme. Isso me cansou em vários momentos, pois a todo instante você precisa reencontrar o fio da meada. É impressionante saber que pessoas pensam assim!

Enquanto conversava sobre a leitura com uma amiga logo após ter acabado, ela me indagou: “Mas o livro é bom?” Caramba, como é difícil definir isso. O que posso falar é que não é um livro para qualquer um. Acredito que pessoas mais empáticas conseguirão seguir pela história.

A experiência de ler algo contado sob os olhos de uma pessoa esquizofrênica é muito bizarro, pois mostra que a pessoa vive em um labirinto mental, sem saber a saída. Realidade e insanidade se misturam, evitando de a pessoa conseguir distinguir o que é fato  do que é invenção. É importante paciência e atenção ao leitor na hora da leitura, afinal, a história é uma proposta ousada.

Uma jornada de autodescobrimento

Ao mesmo tempo, o livro traz uma jornada de autodescobrimento, superação e aceitação. Percebo como a obra trata questões importantes em como lidar com pessoas afligidas por essa doença. Não é fácil e percebi, pelo relato, ser muito contagiante. As pessoas que convivem sofrem muito pelo estado do paciente. Nem mesmo sei como pode ser melhor descrita a pessoa que sofre desse mal. Desde já peço desculpas se o texto parece de alguma forma ofensivo. Não tenho essa intenção. Inclusive, a leitura toda mostra o desafio que é ser ou estar com o esquizofrênico. 

Outro ponto interessantíssimo é como a abstinência dos remédios é sentida, através de um crescente nas alucinações e sintomas. Mais um ensinamento importantíssimo de um mundo que parece ter sido banalizado dos remédios “tarja preta”. Devemos ser conscientes de suas consequências na vida do paciente. São drogas poderosas!

Conclusões finais

Ao final, alguns fatos sinistros vem à tona, mas são apresentados como parte da visão descolada da realidade da personagem. Sempre fica a dúvida da veracidade, e isso é estranho, por mais claro que o texto seja.

Pensando ainda na pergunta do livro ser bom ou não, agora posso dizer, após todas essas linhas escritas, que A menina submersa é um bom livro sim. Certamente um livro pesado, denso, cansativo e até perturbador. Agora vejo claramente que o terror está ali desde a primeira palavra. Cabe então ao leitor se imaginar ou não na pele de Imp.

Algumas obras precisam ser incompreendidas e até mesmo odiadas para poderem lhe mostrar seu real panorama. É preciso isso para você perceber que a grandiosidade está além de um momento ou dois, mas sim na obra como um todo.

A menina submersa te afoga na esquizofrenia, pondo sua sanidade à prova! Resta saber se você terá fôlego para aguentar até o final.

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Caitlín R. Kiernan?
Clique aqui para ver outros títulos dela!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: