Minha coisa favorita é monstro, de Emil Ferris

Todos somos um pouco como a Karen

Peguei emprestado Minha coisa favorita é monstro, de Emil Ferris com o meu grande amigo João Daniel. Já contei por aqui que gostamos de ler histórias que tragam material humano para gerar reflexão. Estava ainda no início da criação do blog e só fui iniciar essa leitura mais para frente. Deveria ter começado antes com certeza.

Minha coisa favorita é monstro - Emil Ferris - Quadrinhos na Cia - Canto do Gárgula
Minha coisa favorita é monstro – Emil Ferris – Quadrinhos na Cia

Ferris nos apresenta a menina Karen Reyes. Do alto de seus 10 anos ela se depara com algumas situações que poderíamos dizer pelo menos peculiares. Desde uma morte próxima à todo seu drama familiar, passando até por relatos da 2ª Guerra, a obra é um apanhado de vivências através dos pontos de vista dessa estranha menina, que se vê meio humana e meio lobo.

Um caderno de confidências

As artes foram feitas com caneta esferográfica seguindo pelo volume de forma a promover para o leitor a experiência de um caderno pessoal, lindo por sinal. Nele, Karen escreve um enorme diário de sua vida e de como vê o mundo a sua volta. Todas as imagens são ricas em referências e motivos. Muito bom ler uma obra assim.

Utilizando a simbologia dos monstros clássicos, somos levados por uma história, antes de tudo, humana ao extremo. O cruel mundo infantil fica maravilhosamente bem retratado, assim como os arquétipos terríveis que Ferris utiliza para descrever os amigos de Karen.

Ela busca se entender, assim como compreender o mundo que a cerca. Aceitação é um tema forte nesse quadrinho, mas não o único. A vivência da jovem com seus familiares,  vizinhos e colegas são retratadas pontualmente e ela consegue, da sua forma, entrar em suas vidas e com isso e aprender muito, conforme cresce. Ao leitor fica a posição de testemunha de várias histórias reais, relatadas pelo prisma fantasioso de Karen, mas nem por isso menos tocantes.

Conclusões finais

Uma obra que antes de tudo fala de seres humanos verdadeiros. Brilhante por te permitir sonhar, delirar, sofrer, rir, temer e o principal de tudo, sentir todas as emoções daquela pequena vida que nos confiou o diário.

Lembre-se sempre desse voto de confiança que ela lhe deu, ao compartilhar seu caderno de desenhos. Sua contrapartida é apenas ler e se emocionar.

Minha coisa favorita é monstro, de Emil Ferris é uma publicação da Quadrinhos na Cia, com tradução de Érico Assis e ganhadora dos prêmios Eisner e Fauve D’Or de Melhor Álbum do Ano.

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Emil Ferris?
Clique aqui para ver outros títulos dela!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “Minha coisa favorita é monstro, de Emil Ferris

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: