Relances Vertiginosos do Desconhecido: a Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft

Mais do que um livro

Quando iniciei a leitura de Relances Vertiginosos do Desconhecido: a Desolação da Ciência em H. P. Lovecraft, de Nathalia Sorgon Scotuzzi, publicação da Editora Diário Macabro, logo percebi que estava adentrando em algo muito maior do que apenas um livro.

Relances Vertiginosos do Desconhecido a Desolação da Ciência em H P Lovecraft - Nathalia Srgon Scotuzzi - Editora Diário Macrabro - Canto do Gárgula
Relances Vertiginosos do Desconhecido a Desolação da Ciência em H P Lovecraft – Nathalia Srgon Scotuzzi – Editora Diário Macrabro

Lovecraft foi suplantado por sua obra. Entender quem ele foi e, consequentemente, o motivo da idealização do Cthulhu Mythos (termo cunhado por seu amigo August Derleth) é muito importante para que possamos descobrir o que levou seu horror cósmico a ganhar o gosto popular. 

Uma análise esmiuçada e contextualizada

A autora não apenas nos mostra a importância absurda da ciência na literatura de Lovecraft, mas também destrincha o homem, mostrando como suas vivências, estudos, preconceitos e criatividade forjam seu projeto estético, que ela chama, apropriadamente, de Cosmicismo.

Seu texto apresenta além de uma análise da obra do Cavaleiro de Providence vista de cima, o mundo que ele estava inserido com as ebulições sociais, científicas e políticas da época. Fatores que definem o ser humano com seus defeitos e qualidades. Do macro ela desce ao micro, analisando seus grandes textos. Impressionante essa visão da obra e do autor. 

Relances Vertiginosos do Desconhecido a Desolação da Ciência em H P Lovecraft - Nathalia Srgon Scotuzzi - Editora Diário Macrabro - Canto do Gárgula
Relances Vertiginosos do Desconhecido a Desolação da Ciência em H P Lovecraft – Nathalia Srgon Scotuzzi – Editora Diário Macrabro

Somente com um desprendimento sério e acadêmico vemos como uma boa análise pode ser construída. Nathalia presenteia o leitor, antes de tudo, com um texto acessível, dando oportunidade à todos, leigos ou letrados, de alcançarem suas ideais.

Se seu objetivo é conhecer mais sobre o Cthulhu Mythos, sobre H. P. Lovecraft ou sobre o horror, esse livro é leitura obrigatória. 

Conclusões finais

Precisamos demais de pesquisadoras como Nathalia Sorgon Scotuzzi. Necessitamos de suas mentes afiadas buscando limpar o conhecimento de desvios errados e falsas conclusões. Precisamos ler muito para assim aumentar o nível das discussões.

Nathalia Sorgon Scotuzzi - Escritora, Editora e Pesquisadora - Canto do Gárgula
Nathalia Sorgon Scotuzzi – Escritora, Editora e Pesquisadora

Cabe a nós refletir, conversar, estudar e trocar. O conhecimento é um fenômeno de um númeno, que nunca teremos como alcançar. A autora deu esse passo possibilitando ampliar nossa visão. Ela compartilhou conosco seus resultados. Cabe agora à você dar o mesmo passo lendo esse livro.

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Nathalia Sorgon Scotuzzi?
Clique aqui para ver outros títulos dela!

Quer comprar outros títulos da Editora Diário Macabro?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: