Território Lovecraft, de Matt Ruff

Os EUA dos anos 50

É exatamente nos EUA dos anos 50 que se passam as histórias de Território Lovecraft, de Matt Ruff. Falo história, pois o livro te apresenta vários contos unidos por um pano de fundo único. 

Território Lovecraft - Matt Ruff - Editora Intrínsica - Canto do Gárgula
Território Lovecraft – Matt Ruff – Editora Intrínsica

Publicado pela Editora Intrínseca em um volume belíssimo de capa dura, Território Lovecraft é sem dúvida uma obra que vale muito ter em sua coleção. O motivo (ou motivos) você pode escolher, pois são vários. 

A tradução da obra é assinada por Thais Paiva. O livro foi adaptado e em breve estreia a série na HBO

O terror visto de vários ângulos 

Não é possível ler Território Lovecraft sem perceber como Matt Ruff trabalha várias facetas do terror. O primeiro deles é o terror real de negros vivendo o racismo dos anos 50.

O racismo sempre será assustador 

Não deixo de pensar em relatos atuais de jovens negros moradores de comunidades no Brasil. O terror que eles vivem é o mesmo dos personagens do livro, isso tendo passado setenta anos. A humanidade ainda tem muito a caminhar. Esse terror real existe e assola milhares de pessoas ainda nos dias de hoje. 

O cenário nos é apresentado de uma maneira muito bem feita e aqui me remeteu a dois livros que amo muito: Kindred, de Octavia E. Butler, e A Balada do Black Tom, de Victor Lavalle. Ao fazer o leitor vivenciar as diferenças impostas pelo racismo uma importante mensagem igualitária é passada. Temos resenhas dos livros Kindred e A Balada do Black Tom. Vale muito ler cada uma delas.

Outras facetas do horror 

Além do racismo, camadas sobrenaturais vão sendo apresentadas durante toda a obra. Matt Ruff vai de cenários fantásticos, onde uma magia primordial é apresentada, mas passa por uma ficção científica que me fez lembrar de Julio VerneEdgar Rice Burroughs, além do horror de H. P. Lovecraft, entre outros. 

Ele presta também homenagem à Robert Louis Stevenson e sua obra clássica O médico e o monstro. Vários outros momentos se percebem outras citações à obras clássicas no decorrer da história. Essas pequenas homenagens acabam por enriquecer muito a história. 

Personagens profundos

Não podemos dizer que o livro tem apenas um protagonista. O autor aposta em um time de primeira com personagens ótimos e com histórias para contar. 

Da soma de suas aventuras, uma enorme história emerge e vamos acompanhando como cada vez mais curiosidade o desenrolar dos fatos. Não deve ter sido difícil fazer a adaptação para uma série de TV exatamente por essas qualidades. 

Conclusões finais 

Uma excelente história que todos devemos ler e nos deliciar. Além de ensinar muito sobre o quão nefasto é o racismo, Território Lovecraft nos entrega uma trama de qualidade, cheia de reviravoltas. 

Matt Ruff - Escritor - Canto do Gárgula
Matt Ruff – Escritor

Um livro que indico facilmente, pois será uma leitura gostosa e tensa. Espero que curtam como eu curti! 

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Matt Ruff?
Clique aqui para ver outros títulos dele!

Quer comprar outros títulos da Editora Intrínseca?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: