Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello

Um quadrinho muito sombrio

Cheguei em Beladona, uma quadrinho com roteiro de Ana Recalde e arte de Denis Mello, quando a AVEC Editora disponibilizou-o gratuitamente durante a época da quarentena do Covid-19. 

Beladona - Ana Recalde - Denis Mello - AVEC Editora - Canto do Gárgula
Beladona – Ana Recalde – Denis Mello – AVEC Editora

Quarentenas e leituras combinam muito. Podem acreditar em mim, pois ambos convivem muito bem, cada um no seu quadrado. Você precisa ficar em casa muito tempo e as leituras são portais maravilhosos para fora desse confinamento.

Uma viagem pelo Sonhar

O Reino do Sonhar me fascina há muito tempo. Dentre os motivos, pelas leituras como Sandman ou todos os contos oníricos de H. P. Lovecraft, passando por Changeling, o famoso RPG da White Wolf, pois são temas que realmente adoro. Por isso, encontrar quadrinhos de qualidade que nos transportem para esse lugar mítico é sempre maravilhoso.

Temos exatamente essa viagem em Beladona. A protagonista da história é Samantha, uma menina assolada por terríveis pesadelos, que desde muito cedo precisa se acostumar com sua vida no Mundo dos Pesadelos. O quadrinho mostra sua trajetória através do tempo com desdobramentos incríveis até o final.

Passando por temas como bullying, aceitação, abuso e assédio, o argumento é muito bem desenvolvido e bastante sombrio. A arte de Denis Mello casa perfeitamente à história criando um visual muito próprio e peculiar não só do mundo físico, como também das Terras do Sonhar.

Lovecraft chamava de Sonhadores as pessoas capazes de viajar pelos sonhos e, sem dúvida alguma, Samantha é uma sonhadora. Apenas para ela o lugar se chama Mundo dos Pesadelos, sendo, por seus olhos, terrível e perigoso. Não que não seja aos demais!

Toda uma miríade de seres e criaturas aparecem pela história, mostrando um universo riquíssimo que Beladona nos apresenta. Não foi a toa que derivada dessa história, a AVEC Editora chamou Jorge Valpaços para desenvolver o RPG chamado Pesadelos Terríveis, totalmente ambientado no universo do quadrinho.

As entrevistas internas dão ainda uma dimensão tanto do projeto quanto da concepção de Beladona. Você tem ali inúmeras referências dos envolvidos e é muito legal perceber isso na arte como um todo.

Conclusões finais

Um quadrinho que precisa ser lido sem sombra de dúvida. Leitura obrigatória para quem gosta de histórias oníricas sombrias e pesadas (como eu!!!).

Um universo que precisa muito ser expandido com outras histórias tão sinistras quanto Beladona. Foi uma experiência maravilhoso de leitura. Apesar de ter o ebook, compraria o quadrinho físico facilmente! Uma fonte maravilhosa de ideias!

Espero que curtam e sonhem como eu sonhei!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Ana Recalde?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros livros de Denis Mello?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: