Despertar, de Octavia E. Butler

Como cheguei em Despertar?

Cheguei em Despertar, de Octavia E. Butler através do convite da querida Camile Queroz. Ela me indicou essa leitura de ficção científica para depois discutirmos o assunto. Topei entrar com ela na discussão e comecei a ler. Mas estou mentindo, devorei o livro!

Despertar - Octavia E Butler - Editora Morro Branco - Canto do Gárgula
Despertar – Octavia E Butler – Editora Morro Branco

Publicado pela Editora Morro Branco, Despertar, assim como os demais livros de Octavia E. Butler são umas das grandes pérolas da casa. Eu li em formato digital, mas vou comprar o físico pois ele tem um design bastante próprio e icônico. São livros que dá gosto ter na estante. A tradução quem assina é Heci Regina Candiani.

Uma autora que me conquistou!

Quem nos acompanha tanto pelo blog, como pelo Instagram, sabe que eventualmente (ou quase sempre) indico o livro Kindred, que já resenhei por aqui, como uma excelente opção de entrada na mente visionária de Butler.

Octavia E Butler - Escritora
Octavia E Butler – Escritora

Sua escrita vai muito além do que imaginamos. Sua fluidez é tamanha. Reitero o que já tinha dito antes: ler Octavia E. Butler é estar acompanhado de uma antiga amiga que resolveu lhe contar uma história maravilhosa.

Sua mente estava muito à frente de seu tempo e, não à toa, foi tão premiada por sua obra, figurando no rol da fama dentre os melhores escritores de ficção científica de todos os tempos!

O início de uma trilogia

Enquanto lia Despertar, já tinha visto que existia uma continuação chamada Ritos de Passagem, também publicada pela Editora Morro Branco no Brasil, que fazia parte do ciclo Xenogênese. Foi minha amiga Camile quem me alertou ao fato de ser uma trilogia, onde o terceiro livro, Imago, ainda é inédito no Brasil.

Bem, voltemos ao Despertar. Meu segundo livro da autora e minha paixão só aumenta. Agora ela nos coloca como testemunhas da vida de Lilith, que é desperta dentro de um cubículo sem saber onde está, quem são seus captores e com lembranças estranhas de uma grande guerra mundial.

Despertar - Octavia E Butler - Editora Morro Branco - Canto do Gárgula
Despertar – Octavia E Butler – Editora Morro Branco

Aos poucos, de uma maneira aterradora, Lilith vai descobrindo as respostas das perguntas acima e acaba formulando muitas outras. Aos leitores que buscam um texto muito fácil de ser lido ao passo que é rico em questionamentos, Octavia E. Butler é a autora que você procura.

Ela leva sua personagem por meandros de autoconhecimento, aceitação, ressignificação, identidade, gênero e consegue misturar tudo isso através de uma história maravilhosa dentro de uma espécie de Jardim do Éden. Alusões bíblicas podem ser feitas o tempo todo, existindo uma forte reflexão sobre o poder de Deus.

Poderia me estender mais sobre os vários temas que são abordados, mas considero desnecessário. O texto desenvolve camadas e mais camadas de reflexões em planos psicológicos e sociais, para falar no geral.

Conclusões finais

Se você ainda não leu nada de Octávia E. Butler, esse é sim um bom começo. Seu visionarismo é incrível e delicioso, assim como sua sensibilidade para tratar de temas que precisam permear nossas mentes, sempre.

Como eu viva sem ler Octávia E. Butler, eu ainda estou tentando entender. Saiba apenas que é um caminho sem volta. Obrigado Camile, pela indicação do livro!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Octavia E. Butler?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Morro Branco?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: