Canto do King: O essencial de Stephen King

Coluna Canto do King - Larissa Prado - Canto do Gárgula
Coluna Canto do King – Larissa Prado

Os 101 trabalhos mais importantes

O material que trago na Coluna Canto do King, hoje, é um pouco diferente mas ainda assim essencial. Não se trata da análise de alguma obra do Stephen King, mas é uma dica de livro muito importante para todo leitor e fã do escritor.

Capa do livro O essencial de Stephen King, de Stephen Spignesi, da Editora Madras. Tem um globo de cristal roxo em meio a um pedestal de ferro e o fundo é roxo escuro.
O essencial de Stephen King – Stephen Spignesi – Editora Madras

Em O essencial de Stephen King (2003), da Editora Madras, o escritor Stephen Spignesi estabelece uma classificação dos 101 trabalhos mais importantes do escritor. É uma lista monumental que inclui romances, novelas, contos, poemas, roteiros para cinema, livros de não-ficção e ensaios. Além disso, traz trabalhos que não foram publicados.

Trago essa dica, pois um trabalho tão minucioso precisa ser reconhecido. Spignesi é estudioso de King e gastou boa parte dos anos de sua vida montando esse manual que deveria compor a biblioteca de todos os fãs do mestre do terror.

Quem é Stephen Spignesi?

Stephen Spignesi é autor de trabalhos como A enciclopédia completa sobre Stephen King e Os trabalhos perdidos de Stephen King, além disso escreveu mais de vinte livros sobre história, ficção contemporânea, biografia histórica, televisão e cinema.

Escritor em tempo integral, Spignesi se especializou em assuntos da cultura popular e ficou conhecido como “a maior autoridade mundial em Stephen King” pela revista Entertainment Weekly. É inegável que estamos falando de um fã, assim como eu e muitos que acompanham essa coluna, de Stephen King.

No prefácio da obra indicada, Spignesi alerta que por ser fã do escritor não vamos encontrar posicionamentos negativos sobre suas obras. Mas ele reconhece que muitas não alcançaram o potencial “King” em sua plenitude. Spignesi fala sobre a dificuldade em listar apenas 101 obras da frutífera trajetória de Stephen King.

A posição de cada obra

É claro que nem todos vão concordar com o ranking de obras que Spignesi apresentou nesse livro. Isso fica a critério pessoal de cada leitor. Por exemplo, no top 5 do livro ele elenca: It, A dança da morte, O iluminado, Zona Morta e O corredor da morte. Para meu gosto, O corredor da morte (em inglês The Green Mile) não figuraria entre as cinco obras mais importantes. Senti falta de Carrie e O Cemitério no top 5.

Larissa Prado - Escritora - Canto do Gárgula
Larissa Prado – Escritora e Colunista

Mas cada pessoa organiza sua lista de preferências levando em conta seu gosto pessoal. Porém, em defesa do autor desse manual de 101 melhores obras de Stephen King, é importante lembrar que ele realiza estudos aprofundados sobre o autor e a ordem dessa seleção está associada mais ao peso que tiveram na carreira de King como escritor do que, necessariamente, o gosto pessoal de Spignesi.

Estrutura do livro

O que mais me chamou atenção na organização desse livro é a estrutura de cada capítulo. Spignesi nos informa o ano de publicação da obra, o motivo de ter escolhido para figurar nessa lista e tópico de personagens principais.

Além disso, cada capítulo de cada obra  traz as seções: “Você sabia?” com curiosidades que muitos não sabiam sobre a obra e o autor, O “rei” King fala, inclui trechos de falas do próprio King sobre a obra ou o processo de escrita da mesma, “O que eu realmente gostei na obra”, argumentos de Spignesi sobre o livro e Adaptações Cinematográficas, seção necessária, uma vez que a maioria dos livros de King foram adaptados para cinema.

Ou seja, é o manual perfeito para quem quer conhecer mais da vasta produção de King. Seja você leitor inveterado ou iniciante, é um importante trabalho para se ter na estante. Muitas das análises que trago na coluna apoiam-se nesse livro.

Informações adicionais

Para finalizar, gostaria de parabenizar a tradutora Fernanda Monteiro dos Santos dessa edição da Editora Madras, pois, cada título possui sua transcrição para o português conforme foi publicado aqui. Sendo as obras não publicadas no Brasil mantendo o título original.

Além disso, no início do livro o autor explica o que encontraremos em cada capítulo. E o prefácio nos dá luz sobre o seu trabalho e paixão acerca de Stephen King.

Página do livro O essencial de Stephen King, de Stephen Spignesi, da Editora Madras, comentando como fará cada classificação dos livros de King.
O essencial de Stephen King – Stephen Spignesi – Editora Madras

Spignesi faz um trabalho muito criterioso e sério com a obra kingniana e merece destaque na coluna. Espero que tenham gostado da dica. Vocês já conheciam esse livro ou não? Até a próxima segunda-feira com mais Stephen King!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Stephen Spignesi?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros livros de Stephen King?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros livros de Larissa Prado?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Madras?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: