O Desfiladeiro do Medo, de Clive Barker

Um livro controverso

Eu li o livro O Desfiladeiro do Medo, de Clive Barker, há algum tempo e só hoje resolvi escrever sua resenha. Se me perguntar se gostei ou não, acho que não vou conseguir lhe dizer imediatamente.

Capa do livro Desfiladeiro do Medo, de Clive Barker. Pessoa com o rosto coberto, olhando para cima. Atrás um efeito de luz que lembra uma caveira, em fundo preto.
O Desfiladeiro do Medo – Clive Barker – Editora Bertrand

Publicação da Editora Bertrand, esse calhamaço de 700 páginas foi um desafio de leitura realmente. Achar ele agora é mais complicado mas na Estante Virtual sempre pode pintar algum exemplar! A tradução é de Ruy Jungmann.

Incrível é não ter me esquecido de cena alguma

Se pensar que depois de anos em que realizei essa leitura ainda não me esqueci dela, já podemos ver ao menos a força de seu texto. Suas cenas são impactantes e mexem demais com o leitor.

Refletindo agora, talvez tenha sido exatamente esse poder do texto de Barker que tenha me deixado inquieto. Ele consegue em uma única história usar terror, erotismo, suspense e até mesmo drama, levando o leitor a sentir emoções extremas, do medo à excitação.

Na história temos um ator decadente, Todd Pickett, que após uma cirurgia plástica mal feita precisa se refugiar enquanto se recupera. Ele acaba sendo levado para Coldheart Canyon, um local tão escondido e esquecido de Hollywood, que nem aparece nos mapas locais.

O autor faz uma crítica dura à vida dos famosos de Hollywood, enquanto conecta uma história de séculos, completamente esquecida no tempo. Passado e presente se tornam um enquanto uma história sinistra vai sendo desnudada para o leitor.

Menção às cenas de terror que são incrivelmente assustadoras. Acredito que o medo seja potencializado exatamente pela técnica de escrita de Clive Barker, que enlaça seu leitor pelos sentimentos mais básicos (o medo e o prazer).

Conclusões finais

Acho que estou de alma lavada por escrever essa resenha. Consigo agora olhar para O Desfiladeiro do Medo, de Clive Barker, percebendo sua grandiosidade.

Clive Barker - Escritor - Canto do Gárgula
Clive Barker – Escritor

Não me culpe pela indicação dessa leitura. Ela vai ser uma das experiências mais diferentes que você fará. Isso eu tenho absoluta certeza!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Clive Barker?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Bertrand?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “O Desfiladeiro do Medo, de Clive Barker

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: