As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez

Aceitando a indicação de Oscar Nestárez

Foi durante uma aula online de Oscar Nestárez que nos foi indicado o livro As coisas que perdemos no fogo, da escritora e jornalista argentina Mariana Enriquez. Curioso pelos trabalhos de horror latino americanos não perdi tempo em comprar o ebook. Além disso, por ser uma indicação de uma escritora atual gostei ainda mais de buscar seus textos.

Capa do livro As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez, da Editora Intrínseca. Um rosto de mulher rachado atrás de curvas em um degradê vermelho.
As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez, publicação da Editora Intrínseca

Surpreendentemente a leitura de apenas um trecho de um dos contos já me mostrou que o material merecia ao menos ser lido. Além disso a experiência foi bem superior ao que esperava. O livro é uma publicação da Editora Intrínseca e a tradução ficou a cargo de José Geraldo Couto.

Adentrando contos bem insólitos

O texto de Mariana Enriquez é inegavelmente rico de descrições. Tanto seus locais como do material humano presente em suas tramas, ela os apresenta muito bem. Os personagens por conseguinte são sempre densos e bem trabalhados. Vemos isso nas doze narrativas que o livro nos apresenta. Destes contos os que mais gostei seguem abaixo.

Comecei na mesma noite a ler o livro de contos de Mariana Enriquez. Por fim, de seus doze textos os que mais me impactaram seguem abaixo.

O menino sujo

Um horror urbano pesado em um cenário que você consegue transportar para qualquer grande cidade brasileira. Ela coloca os costumes de bairros pobres e os mescla ao insólito através de uma realidade de viciados em crack e por isso fica simplesmente incrível.

A casa de Adela

Casas mal assombradas sempre serão lugares fascinantes, pois nos prendem pela curiosidade de suas naturezas. Esse conto joga o leitor exatamente em um local maldito, onde a curiosidade pode sim matar! Como resultado esse conto é incrível!

Fim de curso

Não entender como agem as pessoas com distúrbios sempre será um ponto de tensão entretanto nesse conto isso vai além. Aqui o distúrbio é bem pior do que imaginamos!

O quintal do vizinho

A solidão dentro de um casamento somada a problemas da vida levam a protagonista a ver coisas cada vez mais estranhas. Estaria ela realmente delirando ou uma aterradora realidade começava a aflorar para ela?

Sob a água negra

Mais um abuso de poder de polícias, corriqueiro e absurdo, como ocorre em tantas cidades pelo mundo. Uma promotora que sonha com justiça. Um cenário aparentemente comum e  clichê, até você descobrir que mais coisas podem estar presentes na miséria humana. Um conto incrível de um ponto de vista absurdamente diferente!

Verde vermelho alaranjado

Se você quer um conto moderno de depressão e isolamento, então você o encontrou. Nessa história temos um vislumbre da sociedade moderna ao mesmo tempo que chega à um ponto sem volta. Certamente vale muito a reflexão.

Conclusões finais

Em resumo um livro rico em contos com uma pegada completamente diferente do que estamos habituados, seja pela massificação americana e europeia, seja pela produção nacional.

Foto da escritora Mariana Enriquez. Fundo branco.
Mariana Enriquez – Escritora

Dessa forma torna-se importante ampliarmos nossos horizontes de leitura e a argentina Mariana Enriquez é um excelente caminho. Que bom que segui a dica do Oscar Nestárez.

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Mariana Enriquez?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Intrínseca?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: