O Relógio de Bolso, de N A Rondán

Precisamos formar leitores

Eu comecei lendo O Relógio de Bolso, de N A Rondán imaginando um livro de terror e surpreendentemente me deparei com uma divertida história dark fantasy. A experiência foi muito boa, sendo um título ótimo para quem não lê livros com alguma pegada gótica.

Um relógio de bolso caido de lado e todo ensanguentado.
O Relógio de Bolso – N. A. Rondán – Canto do Gárgula

Rondán participa de uma nova leva de autores brasileiros que vem nos presenteando com contos interessantes e sinistros. Esse é o seu primeiro romance.

Um universo que nasce aqui no Brasil

Aos poucos vamos descobrindo vários fatos da vida da jovem Carmen. Ela é obrigada a sair de sua vidinha enfadonha quando seu avô, seu último parente vivo, vem a falecer.

A autora criou uma personagem carismática, que precisa se soltar das amarras que a prendem e fazer muitas escolhas. Conforme descobrimos mais sobre a protagonista, mais seu pequeno universo se expande.

Usando de elementos do gótico, vamos percebendo que o desenrolar dos estranhos fatos que a circundam, tecem uma miríade de possibilidades. O sobrenatural aos poucos torna-se normal ao leitor, que vaga e aprende junto.

Enquanto lia não pude deixar de lembrar de O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman, o qual li apenas o quadrinho e gostei muito (leia nossa resenha aqui). Outros paralelos à personagens famosos são possíveis mas prefiro não comentar sob o perigo de estragar surpresas.

Uma enorme quantidade de referências parecem no texto, o que ao final é bastante enriquecedor. Uma belíssima homenagem ao poeta Álvares de Azevedo talvez seja a maior delas e merece nota. Sem dúvida ficou muito legal.

Conclusões finais

Apesar de dark fantasy não ser um gênero que eu leia muito a história é bastante divertida e leve. O texto, rápido e fluído, agradará principalmente os mais jovens, que sentirão um gostinho de quero mais. Eu, que já sou quarentão, me vi viajando, imagina os mais jovens.

Foto de N. A. Rondán, escritora e tradutora
N. A. Rondán – Escritora e tradutora

Um pequeno mundo surgiu ali e qual será seu destino, nem os deuses sabem. Leia e tire suas conclusões. No mínimo uma viagem divertida você viverá!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading