Nossas lendas como devem ser
Quando encontrei Alex Mir, no Fuzuê Nerd 2020, fiquei muito curioso com os dois números de Folklóricas que traziam os mitos nacionais em quadrinhos.

Há algum tempo que nossas lendas vem ganhando espaço na cena atual de quadrinhos. Os mitos e folclores nacionais flertam demais com o horror, por isso se tornam uma fonte excelente de histórias.
O roteiro dos dois exemplares foram feitos por Alex Mir, enquanto as artes ficam ao encargo de Alex Genaro e Rafael Oliveira, um em cada volume respectivamente.
Y-iara Caaapora irumo – Volume 1
O primeiro volume de Folklóricas nos coloca em uma situação onde duas criaturas míticas acabam entrando em conflito. Dessa maneiram Iara e Caipora são trabalhadas de uma forma incrível, deixando o leitor sem saber o que acontecerá por fim. Muito legal ler um roteiro tão rico e bem trabalhado.
A arte de Genaro traduz as ideias de Mir com absoluta precisão. Um traço capaz de fazer a imaginação de quem lê voar bem alto.
Capelobo – Volume 2

Mir trabalha o tema das invasões de terras indígenas com bastante propriedade no segundo volume de Folklóricas. Seu roteiro mostra como a corrupção também contaminou os índios e dessa maneira adiciona sua dose sobrenatural com o Capelobo.
Uma história surpreendente e certamente muito atual. O destino ainda se mostra incerto, mas aliados surgem de onde menos esperamos.
A arte de Oliveira é incrível por seu traço simples, claro e muito expressivo. Seus enquadramentos também são ótimos compondo perfeitamente as cenas de ação.
Conclusões finais
Em conclusão os dois números de Folklóricas são quadrinhos maravilhosos que tratam os mitos nacionais do folclore com o devido tom assustador que eles devem ter.
Ademais, outro ponto altíssimo em cada um dos volumes são sem dúvida os extras – verdadeiras aulas sobre folclores e lendas. Esse adendo é um deleite para quem quer saber mais sobre o assunto.
Boa leitura!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!