Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio

A arte como inspiração

Incrível descobrir que toda a beleza do livro Galeria Clarke de Suspense e Mistério, organizado por Juliana Daglio, publicação da Editora Wish, vem de inspirações nas ilustrações incríveis de Harry Clarke.

Galeria Clarke de Suspense e Mistério - Oranizadora Juliana Daglio - Editora Wish
Galeria Clarke de Suspense e Mistério – Oranizadora Juliana Daglio – Editora Wish

Aqui, o tema não é uma frase ou um conceito, mas sim uma imagem! Enfim, cada conto buscou inspiração nas gravuras de Clarke e, muitos contos recebidos depois, criava-se essa coletânea.

Histórias estranhas que nos fazem sonhar

Os contos possuem em si vários desafios. Seu tamanho certamente é um fator crucial para o escritor. Suas ideias, inúmeras, devem estar contidas em espaço diminuto, mas ainda assim enredar seu leitor, além de estar inspirada na arte proposta. 

Maravilhar e entreter em tão poucas palavras dão aos contistas a árdua tarefa de sintetizar o pensamento, a fim de promover a ilusão para quem lê de um espaço sem fim ou mesmo limites.

Faço abaixo uma lista dos contos que mais me agradaram, mas convido desde já nosso leitor à leitura e à apreciação dessa obra, que só faz sentido em comunhão com as imagens. Um trabalho primoroso!

Cortina de veludo, de Angélica Colonese Maver

Foi incrível ler esse conto e ver como a culpa pode nos esmigalhar completamente. Imagina se ainda por cima, a vingança vier do além! Que texto realmente gostoso de ler!

Carmesim, de Coral Daia

Enquanto lia esse conto fui sendo remetido à lembranças de velhas fábulas, sinistras e macabras. A autora consegue fazer uma aura de crença e medo, assim como de urgência. Sensacional! 

Embate na Taberna, de Nicolás Irurzun

Um incrível conto de abuso, que utiliza do folclore e inverte papéis de uma forma incrível. Tensão que cresce a cada linha, chegando a um final fatídico. Excelente mesmo! 

Vento de Cadáveres, de Rodrigo Ortiz Vinholo

Este conto me lembrou muito uma fábula sinistra e antiga. A saudade aqui é a força motriz para uma reflexão sobre o desejo. Muito boa essa história. 

Motel Casanova, quarto 16, de Cláudia Lemes

A escrita de Cláudia Lemes é sempre muito boa de ler. Aqui ela consegue mostrar a tristeza de um casal, enquanto ruminam sobre a vida depois de um evento marcante. O que não sabiam é o quão profunda era aquela marca. Sensacional! 

Volúpia, de Thiago Pe

Uma história daquelas bem tenebrosas, onde as escolhas acabam por condenar a protagonista. Incrível mesmo o clima e o desfecho completamente surreal. 

O gato no vácuo, de Oscar Nestarez

Um conto moderno de um horror ancestral. Oscar Nestrarez nos leva da decepção de um casal pela infertilidade ao medo do sobrenatural, sem que sequer consigamos respirar. Fantástico!

Conclusões finais 

Por fim, ter acesso a um livro que coloca uma proposta que quebra barreiras, a partir da arte como tema, é certamente incrível. 

Imagino o trabalho da organizadora e o desafio dos escritores. Um livro que nos mostra através de contos excelentes como a inspiração pode variar ao olhar do apreciador. Parabéns pelo trabalho. 

Boa leitura! 

Quer comprar outros títulos da Editora Wish?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: