Bile Negra, de Oscar Nestarez

O segundo livro do Leitura no Canto

O livro Bile Negra, de Oscar Nestarez, foi escolhido por votação entre os participantes do grupo de leitura coletiva Leitura no Canto. Como o tema do mês de agosto de 2020 foi terror, ele concorreu com outros dois e ganhou. Publicação da Pyro Books, o livro é o primeiro romance do autor.

Bile Negra - Oscar Nestarez - Pyro Editora
Bile Negra – Oscar Nestarez – Pyro Editora

O livro levantou controvérsias e discussões dentre os nossos membros e é sempre bom ver como o mesmo livro é lido e percebido por cada pessoal. Dessa maneira eu indico demais aos nossos leitores que participem de grupos de leitura pois eles são sempre enriquecedores. 

Uma atmosfera que se adensa

Começando bem devagar, o autor vai pouco a pouco nos apresentando os sinais de que existe algo errado, no sentido sobrenatural, com as pessoas. Em primeiro lugar eu  inclusive me perguntei se era apenas um delírio do protagonista para em seguida perceber os eventos bizarros começam a aparecer à todo canto.

A narrativa ganha velocidade, entrando em um ritmo alucinante, enquanto uma atmosfera terrível se adensa como as nuvens negras que prenunciam o temporal. Os protagonistas são pessoas completamente normais e talvez até normais demais. É provável que por isso a narrativa ganhe, ao meu ver, mais força visto que não temos heróis aqui e sim apenas indivíduos medianos.

Vex, que é o protagonista,  possui traços egocêntricos bem marcantes que vão sendo aflorados durante sua trajetória na história e nas relações com os demais personagens. Como tudo está sendo distorcido pela maldita bile negra, até isto pode ser uma intensificação de sua personalidade.

A fim de evitar problemas para os leitores desavisados, o livro possui cenas bastante fortes de violência e até mesmo gatilhos de abuso.

Conclusões finais

Em síntese um livro rápido e bastante sinistro. A sensação de estarmos sem opção e por isso estarmos sendo cercados cresce muito a cada página. Prepare os dedos, pois a chance de serem devorados é enorme. Tempo é um luxo que não existe aqui nessa história.

Oscar Nestarez - Escritor, tradutor e pesquisador
Oscar Nestarez – Escritor, tradutor e pesquisador

Além disso traz algumas cenas mais excitantes, que acabam por distrair o leitor por meros segundos enquanto a loucura continua sua expansão pela população da cidade. Talvez pelas doses de adrenalina que já estejam na veia o tesão acaba aflorando. Só vivendo uma situação assim para saber e espero não viver nunca!

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Oscar Nestarez?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Pyro Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

6 comentários em “Bile Negra, de Oscar Nestarez

Adicione o seu

  1. Adoro clubes de leitura pelas nuances que eles mostram…
    É uma pena que não consegui gostar do protagonista e quando isso acontece não consigo gostar muito da leitura. Preciso de algo que me dê uma conexão.
    Infelizmente esse livro não rolou para mim.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading