H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I

Uma excelente porta de entrada

Depois de terminar a leitura de H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I, me veio à mente que este livro funciona certamente como uma excelente porta de entrada para aqueles que nunca leram o Cavaleiro de Providence (apelido de Lovecraft).

HP Lovecraft Medo Clássico vol 1 - Darkside Books
HP Lovecraft Medo Clássico vol 1 – Darkside Books

Publicado pela DarkSide Books em uma edição impressionante não só pela qualidade gráfica, como também pelo projeto editorial. Vale lembrar que o livro possui duas capas distintas, sendo a minha então a edição de Miskatonic.

A tradução dos contos e novelas, assim como das notas, é assinada por Ramon Mapa. As ilustrações, por sinal belíssimas, são do artista Walter Pax, mas temos também ilustrações complementares de Robert Bloch.

Uma boa organização interna

Chama a atenção igualmente a organização interna da obra. As escolhas dos contos e novelas de H. P. Lovecraft são agraciadas por bons textos extras, que então nos apresentam de forma diversificada o autor americano.

Ramon Mapa tece uma excelente apresentação do autor em seu prefácio onde assim resume a ideia na escolha de cada texto. Como um pequeno mapa, este prefácio inegavelmente guia o leitor de uma forma absolutamente precisa pelo recorte escolhido pelo organizador.

Das criações de H. P. Lovecraft, temos excelentes candidatos. Sem dúvida não apenas o leitor contumaz, como também o novato irão encontrar um rol de histórias bem interessantes.

Dagon apresenta-se como abre alas deste desfile lovecraftiano. Temos alguns dos melhores textos do autor contemplando desde a fase conhecida como Ciclo dos Sonhos, até o Ciclo de Cthulhu, sua fase final de criação. 

Extras bem interessantes 

Após as histórias, temos em seguida extras fascinantes. Não canso de falar que hoje os textos complementares inegavelmente acabam por chamar muito mais minha atenção, pois embasam mais o leitor.

Lovecraft e a Cultura Pop

Fernando Ticon e Ramon Mapa mostram ao leitor como é vasta a influência de Lovecraft na cultura pop. Um texto gostoso de ler que vai dar uma ideia não só interessante de como outras áreas da cultura, bem como música e cinema, entre tantos artistas, prestaram homenagem à Lovecraft. Sua influência não pode simplesmente ser ignorada, mas devemos entendê-las a partir de um olhar crítico. 

Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft 

Outro texto muito interessante, assinado por Robert Bloch, traça paralelos e compara estes dois escritores. Ambos são influências na literatura de horror, cada qual a sua forma, imprimindo sua marca e Bloch analisa exatamente isso. O texto é de 1973 e sua análise é interessantíssima. Indico muito a leitura. 

Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence

Um texto absolutamente original escrito por Clemente Penna em 2017, em Providence, Rhode Island, cidade natal de Lovecraft. Penna faz um tour com o leitor apresentando a cidade. Ao final já percebemos que também nos é apresentado Lovecraft e porque seu epitáfio encerra tão bem a ideia de ambos, cidade e cidadão, serem um só:

I am Providence

H. P. Lovecraft

Conclusões finais 

Se alguém hoje me perguntasse por onde começar a ler Lovecraft eu diria, sem sombra de dúvidas, que H. P. Lovecraft – Medo Clássico Volume I é certamente um dos melhores caminhos. 

HP Lovecraft Medo Clássico vol 1 - Darkside Books
HP Lovecraft Medo Clássico vol 1 – Darkside Books

Ele não só traz textos e extras valiosos, como imagens dos manuscritos, além de ilustrações belíssimas. Uma aquisição boa ou um presente incrível. 

A escolha é sua e tenha uma boa leitura. 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Seja um Apoiador do blog!
Seja um Apoiador do blog!

Temos um Clube de Assinatura no Catarse

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: