O Labor da Morte, de Ferdinand Barth

O trabalho incansável do Sebo Clepsidra 

Recebi o belíssimo livro O Labor da Morte, de Ferdinand Barth, um dos últimos lançamentos do Sebo Clepsidra. Sem dúvida alguma, seu volume mais bonito até então. Elegante no dourado da capa, contrastando com o vermelho do fundo com os detalhes negros. 

O Labor da Morte Uma Dança Macabra - Ferdinand Barth - Editora Sebo Clepsidra
O Labor da Morte: uma Dança Macabra, de Ferdinand Barth

Com tradução de Felipe Vale da Silva, este volume faz o resgate de uma dança macabra não só em forma de poemas, mas também através ilustrações de Ferdinand Barth

Nunca menos do que uma aula

Quem acompanha nosso trabalho, decerto sabe que sou um entusiasta do trabalho do Sebo Clepsidra. Não teria como ser menos, visto que a qualidade do material entregue em cada novo livro é fantástica.

O prefácio de Felipe Vale da Silva, também tradutor da obra, não apenas localiza o leitor historicamente, como também o leva em uma deliciosa viagem temporal. Seu texto, inegavelmente simples e rico, nos permite adentrar um mundo singular, onde a presença da morte é tão tangível quanto a dos vivos. Fruto da experiência humana da época, assolada por várias pestes, a arte cria seu reflexo macabro da realidade. Ironia do destino estarmos vivenciando algo similar. 

O poema ilustrado desta obra, publicado em 1865, é por si só uma retomada de uma prática muito antiga. A tradição das Danças Macabras remontam ao século XV. 

Exatamente o misto de ilustração e poesia, aqui entregue em versão bilíngue, vão dessa maneira mostrar como o macabro medieval perdurou na estética romântica do século XIX. Leia cada verso olhando bem as ilustrações, que são inegavelmente belas. Sim, o macabro pode ser esteticamente bonito, e você entenderá ao observar com atenção. 

Ao final, uma pequena biografia do autor, sela o resgate da obra. 

Considerações finais 

Acompanhar o trabalho incansável da Editora Sebo Clepsidra é uma obrigação daqueles que gostam do gótico e suas manifestações literárias antigas. 

Certamente este livro será um deleite aos fãs do estilo. Ele nos permite, em primeira mão, estar próximo das mentes do século XIX. Uma verdadeira viagem no tempo. Vale embarcar nela. 

Boa leitura.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Seja um Apoiador do blog!
Seja um Apoiador do blog!

Temos um Clube de Assinatura no Catarse

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: