A sua imagem, de Teresa P Mira de Echeverría

Algumas dicas precisam ser seguidas

Cheguei na leitura de A sua imagem, de Teresa P Mira de Echeverría, através da dica do amigo Thiago Ambrósio Lage. Estamos em um mesmo grupo de leitura coletiva, uma experiência sensacional diga-se de passagem. Ele propôs a leitura deste conto e todos gostaram muito. 

A sua imagem - Teresa P Mira de Echeverría
A sua imagem – Teresa P Mira de Echeverría

A tradução é assinada por Toni Moraes e a publicação é da Editora Monomito. O conto está gratuito na página da editora (assim como na Amazon), bastando você fazer o download do ebook e se deliciar. 

Até quando vivemos só de aparências?

O poder de síntese de um conto sempre me fascina. O autor possui um espaço muito reduzido, no qual precisa dar ao leitor tudo o que pretende. Desafiante, não? Pois é isso que você perceberá nesta história. Aliás ela consegue colocar muitas camadas de reflexão dentro da narrativa.

A autora apresenta um mundo dito perfeito, onde falhas são identificadas pelo protagonista. Além do planeta em si, a ficção científica avança sobre a filosofia, numa mistura incrível que não poderia ter melhor resultado. As suas próprias falhas entretanto ele só vê ao estar na intimidade do alienígena que há tempos o copia, um pouco de cada vez.

Até que ponto vivemos só pela aparência? Quanto nos custa a verdade? Estamos preparados para ela, afinal? Somos os pilotos de nossas vidas ou apenas estamos assistindo a viagem como reles passageiros? Por que julgamos os outros facilmente e não conseguimos fazer o mesmo com nós mesmos?

Uma outra visão incrível

Outra visão que o grupo de leitura levantou, absolutamente maravilhosa por sinal e sem dúvida alguma melhor do que a que tive, trata da relação do colonialismo no conto aborda. Muitos pontos da história levam para isso, o que corrobora o poder absoluto desta narrativa. A troca entre o colonizador e o colonizado e suas consequências para a vida de ambos. Incrível demais pensar em todas estas camadas.

Talvez eu não tenha extraído todas as perguntas que o conto permite refletir. Certamente existem inúmeras outras ali. Volto à minha reflexão inicial e penso na maestria do talento de Teresa. Quantas camadas este texto poderá realmente ter? 

Considerações finais

Em suma termino o conto completamente perplexo. Envolto não só em pensamentos, assim como em várias reflexões. Não conhecia a autora, mas já gostaria de ler mais de sua obra. Inegavelmente sua escrita é muito provocadora e por isso nos faz buscar respostas. Incrível. 

Teresa P Mira de Echeverría - Escritora
Teresa P Mira de Echeverría – Escritora

Aliás, indico esta leitura pois é realmente muito válida. Precisamos muito da literatura visto que nossos cérebros dependem muito do vício do pensar. 

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: