A sua imagem, de Teresa P Mira de Echeverría

Algumas dicas precisam ser seguidas

Cheguei na leitura de A sua imagem, de Teresa P Mira de Echeverría, através da dica do amigo Thiago Ambrósio Lage. Estamos em um mesmo grupo de leitura coletiva, uma experiência sensacional diga-se de passagem. Ele propôs a leitura deste conto e todos gostaram muito. 

A sua imagem - Teresa P Mira de Echeverría
A sua imagem – Teresa P Mira de Echeverría

A tradução é assinada por Toni Moraes e a publicação é da Editora Monomito. O conto está gratuito na página da editora (assim como na Amazon), bastando você fazer o download do ebook e se deliciar. 

Até quando vivemos só de aparências?

O poder de síntese de um conto sempre me fascina. O autor possui um espaço muito reduzido, no qual precisa dar ao leitor tudo o que pretende. Desafiante, não? Pois é isso que você perceberá nesta história. Aliás ela consegue colocar muitas camadas de reflexão dentro da narrativa.

A autora apresenta um mundo dito perfeito, onde falhas são identificadas pelo protagonista. Além do planeta em si, a ficção científica avança sobre a filosofia, numa mistura incrível que não poderia ter melhor resultado. As suas próprias falhas entretanto ele só vê ao estar na intimidade do alienígena que há tempos o copia, um pouco de cada vez.

Até que ponto vivemos só pela aparência? Quanto nos custa a verdade? Estamos preparados para ela, afinal? Somos os pilotos de nossas vidas ou apenas estamos assistindo a viagem como reles passageiros? Por que julgamos os outros facilmente e não conseguimos fazer o mesmo com nós mesmos?

Uma outra visão incrível

Outra visão que o grupo de leitura levantou, absolutamente maravilhosa por sinal e sem dúvida alguma melhor do que a que tive, trata da relação do colonialismo no conto aborda. Muitos pontos da história levam para isso, o que corrobora o poder absoluto desta narrativa. A troca entre o colonizador e o colonizado e suas consequências para a vida de ambos. Incrível demais pensar em todas estas camadas.

Talvez eu não tenha extraído todas as perguntas que o conto permite refletir. Certamente existem inúmeras outras ali. Volto à minha reflexão inicial e penso na maestria do talento de Teresa. Quantas camadas este texto poderá realmente ter? 

Considerações finais

Em suma termino o conto completamente perplexo. Envolto não só em pensamentos, assim como em várias reflexões. Não conhecia a autora, mas já gostaria de ler mais de sua obra. Inegavelmente sua escrita é muito provocadora e por isso nos faz buscar respostas. Incrível. 

Teresa P Mira de Echeverría - Escritora
Teresa P Mira de Echeverría – Escritora

Aliás, indico esta leitura pois é realmente muito válida. Precisamos muito da literatura visto que nossos cérebros dependem muito do vício do pensar. 

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Seja um Apoiador do blog!
Seja um Apoiador do blog!

Temos um Clube de Assinatura no Catarse

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: