A bruxa Margaret, de Jim Broadbent e Dix

Um quadrinho denso

Ao terminar de ler o quadrinho A bruxa Margaret, de Jim Broadbent e Dix, me peguei reflexivo. Temos ali, antes de tudo, uma história sobre um ser humano. E ela é certamente muito tocante. 

A bruxa Margaret - Jim Broadbent - Dix - Darkside Books
A bruxa Margaret – Jim Broadbent – Dix – Darkside Books

Publicado pela DarkSide Books, com tradução de Aline Zouvi, é um quadrinho que vai agradar sem dúvida alguma aqueles que gostam de ler dramas humanos. Fiz esta leitura no Natal, o que pode ter intensificado minha visão humanista. 

Conhecendo a bruxa Margaret 

O autor foi influenciado por duas coisas para criar este quadrinho: O quadro Dulle Magriet, de Peter Bruegel, o Velho, de 1536 e a própria lenda da flamenga sobre Magriet (ou Margaret), que seria uma mulher ligada à feitiçaria.

Dulle Magriet - quadro de Pieter Bruegel o Velho
Dulle Magriet, quadro de Pieter Bruegel, o Velho

Destas duas fontes, ele cria uma história sobretudo humana. Vemos a magia de alguma forma, mas o que predomina é a vida solitária que Margaret vive. Os acontecimentos que ela passa, aliados ao seu isolamento extremo, irão em vários momentos nos fazer imaginar uma possível insanidade. 

Adicione a arte poderosa e inquietante do britânico Dix, com suas cores pálidas, que afastam qualquer ideia maniqueísta, abrindo espaço para o material humano ganhar o palco. 

Aqui não cabem julgamentos. Margaret é uma mulher sozinha e luta para levar sua vida da melhor forma que pode. Excêntrica ou insana, bruxa ou esquisita, cabe ao leitor a difícil decisão de tentar enquadrar na imensidão daquele ser humano um adjetivo qualquer. 

Considerações finais 

Em suma, um quadrinho que precisa ser lido e relido. Aliás, suas várias camadas dão vez a inúmeras outras percepções e interpretações. Parabéns à Darkside Books pelo lançamento!

Um quadrinho singular, poético até, que irá mexer com os leitores mais empáticos. Podem apostar, pois a beleza pode surgir dos locais mais improváveis. 

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

4 comentários em “A bruxa Margaret, de Jim Broadbent e Dix

Adicione o seu

  1. Eu sou totalmente apaixonada por tudo e qualquer coisa que envolva bruxas e assim que vi sobre esse lançamento já fiquei interessada e a vontade só aumentou em saber que o autor interpretou um personagem dos filmes de Harry Potter.
    Sem dúvidas está na lista de desejados.
    Quero muito!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading