O Holandês Voador ou A mensagem de Vanderdecken para casa

Cada blue book uma novidade

Termino a leitura de O Holandês Voador ou A mensagem de Vanderdecken para casa, segundo blue book do Clube Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra, completamente extasiado. Sua autoria é anônima, o que inegavelmente coloca ainda mais brumas sobre a lenda.

O Holandês Voador ou A mensagem de Vanderdecken para casa - Autor Anônimo - Sebo Clepsidra - Clube Raridades do Conto Gótico
O Holandês Voador ou A mensagem de Vanderdecken para casa – Autor Anônimo – Sebo Clepsidra – Clube Raridades do Conto Gótico

Traduzida por Carlos Primati, o folheto ainda contém uma apresentação de Cid Vale. O resgate que está sendo feito dos blue books é um trabalho digno de premiação. Para você ganhar os seus, basta se associar ao Clube Raridades do Conto Gótico clicando aqui. Abaixo segue a apresentação desta história, por Cida Vale:

A famosa lenda

Com autoria desconhecida esta história data de 1821. O enredo nos coloca no convés de uma nau que acaba por encontrar o temido Holandês Voador. Condenados pela arrogância de seu capitão eles vagam eternamente pelo mar sem nunca conseguir encontrar terra firme. Acuados, eles recebem a visita dos desafortunados marinheiros que abordam o navio.

Os tripulantes amaldiçoados então sobem ao navio, para terror dos demais homens. Entretanto, sem nunca conseguir encontrar terra firme eles apenas pedem que suas cartas sejam levadas ao continente. Temendo serem igualmente amaldiçoados, os marinheiros não apenas ignoram os pedidos, como também as próprias cartas, que permanecem intocadas no convés.

Certamente é aterrador descobrir que a maldição mantém os marinheiros completamente alheios ao tempo. Suas lembranças são confusas e desta forma o que lhes resta é passar a eternidade tentando voltar para casa. Devemos levar nossa imaginação para a época, sendo o mar uma fonte de mistério e medo.

Todos nós já tivemos algum contato com esta lenda. Regularmente é citada ou utilizada não apenas na literatura, como também em várias outras mídias. Usada no filme Piratas do Caribe, já apareceu no desenho do Scooby-Doo também. Estes são exemplos interessantes e corriqueiros de como esta história inegavelmente povoa o nosso imaginário sem perder sua força e mística.

Considerações finais 

Participar do Clube Raridades do Conto Gótico é sem dúvida alguma uma experiência incrível. O Sebo Clepsidra já se destaca inegavelmente como uma das melhores editoras brasileiras. Isso se deve pelo trabalho absolutamente maravilhoso de resgate da literatura gótica no nosso país. 

Já falamos anteriormente sobre O Convento de Santa Clara ou, O Espectro da Freira Assassinada, de Sarah Wilkinson, o primeiro blue book que eles lançaram (leia nossa resenha aqui). Sendo assim, não perca esta oportunidade de viver a experiência de leitura da época. Venha se associar! 

Boa leitura!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “O Holandês Voador ou A mensagem de Vanderdecken para casa

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: