A noiva fantasma – Uma viagem pela tradição chinesa

O início de uma viagem sombria

O livro A noiva fantasma, de Yangsze Choo, é um livro do Selo Dark Love, da Darkside Books. Sem dúvida alguma, se trata de um volume que nos faz viajar pela tradição chinesa, mas sem deixar a fantasia de lado.
Com tradução de Leandro Durazzo, este livro nos mostra uma história sobre o amor sobrenatural e o amadurecimento em meio a rígidas tradições.

A noiva fantasma - Yangsze Choo - Darkside Books
A noiva fantasma – Yangsze Choo – Darkside Books

A tradição

Existe um costume muito comum na Ásia, especialmente na China, que foi banido naquele país por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, mas que foi retomado. Assim que um homem solteiro morre, ele não pode ser enterrado sem uma esposa.

Caso contrário, infortúnios ocorrerão para sua família e gerações futuras. Por conta da tradição, muitas famílias camponesas realizam casamentos entre filhos mortos para que eles descansem em paz. No entanto, a busca por uma noiva cadáver não é uma tarefa fácil para a família do noivo, uma vez que a realização do casamento depende do pagamento de um dote para a família da moça.

A proposta

A noiva fantasma - Yangsze Choo - Darkside Books
A noiva fantasma – Yangsze Choo

A história se passa em Malaia (atual Malásia), em 1893. Nela somos apresentados a Li Lan, uma jovem de 18 anos, que vive de uma forma bem humilde com o pai. Eles já tiveram posses, porém o pai perdeu todos os investimentos ficando apenas com a casa e com alguns empregados. Incluindo Amah, uma senhorinha que é parte importante na vida da jovem.

Primeiramente temos Li Lan recebendo a notícia de que o filho mais velho da família Lim, Lim Tian Ching, morreu e que foi feita uma proposta para que ela seja a noiva dele para que ele possa descansar em paz. Li Lan não gosta nada da ideia, pois sempre imaginou se casar com alguém por amor e, principalmente, ainda vivo.

A jovem fica ainda mais perturbada quando descobre que antes houve uma conversa para que ela se casasse com Tian Bai, primo de Lim, mas que isso agora é inviável uma vez que ele se tornou o herdeiro da família. Em seguida vemos Li Lan sendo atormentada em sonho pelo pretendente que quer com todas as suas forças que ela aceite o pedido. Porém a jovem só consegue pensar no quanto está apaixonada por Tian Bai.

A noiva fantasma

O desespero de ter Lim Tian em seus sonhos é tanto que Li Lan vai junto com Amah ver uma médium para tentar se livrar do espírito de Lim. A “solução” parcial da médium é um pó para que a menina consiga dormir sem ser interrompida por sonhos. Porém, após saber que Tian Bai irá se casar, a garota toma uma dose maior do chá com o pó para dormir e seu espírito sai de seu corpo. E ela não consegue voltar para ele.

Sendo assim, ela passa a vagar como “fantasma” para tentar arrumar uma maneira de se livrar de Lim Tian. No meio de suas andanças a jovem encontra Er Lang, uma espécie de oficial menor da Corte dos Infernos, que a ajuda a ir até a planície dos mortos.

Depois de muitas aventuras na planície, ela consegue voltar ao mundo dos vivos, mas agora tem que lutar por seu corpo apesar de estar muito fraca e quase sem substância. E enfrentar mais algumas reviravoltas…

Considerações finais

Yangsze Choo - Escritora
Yangsze Choo – Escritora

Em virtude de tudo que foi dito constata-se que a leitura nos mostra uma mocinha que toma as rédeas da sua vida e faz de tudo para ser dona do seu futuro e das suas vontades. Afinal, ela não está disposta a se deixar levar pela tradição e/ou por dotes.

Dessa forma somos guiados por uma narrativa em que o sobrenatural é o plano de fundo enquanto vemos o amadurecimento da personagem principal. Com certeza essa obra é uma ótima escolha para quem tem curiosidade sobre outras culturas e que gosta de se aventurar pelo sobrenatural!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “A noiva fantasma – Uma viagem pela tradição chinesa

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: