A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina

Que história incrível!

Você que chega nesta resenha de A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina, de T. I. Horsley Curties, contudo, esteja desde já avisado que ela é o desfecho da história que se inicia no blue books previamente resenhado As Ruínas da Abadia de Fitz-Martin, do mesmo autor. Faça a leitura da primeira resenha antes de seguir por esta. 

A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina - T I Horsley Curties - Sebo Clepsidra

Já que todos os avisos foram dados, seguimos em frente. Com tradução de Carlos Primati e apresentação de Cid Vale Ferreira, este é o quarto volume dos livretos do Clube de Assinaturas Raridades do Conto Gótico. Somos categóricos ao indicar sua filiação a este clube dada suas vantagens e benefícios. 

Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
Raridades do Conto Gótico – Sebo Clepsidra

Os blue books também estão sendo sorteados para os patrocinadores do nosso canal. Clique aqui e confira. 

E agora chegamos ao fim! 

Esta história, também de 1801, apesar de ligada ao livreto anterior, foi escrita separadamente da mesma. O querido Cid Vale, em sua apresentação discorre sobre as origens de ambas as histórias, localizando-as temporalmente na obra de Curties. Daqui em diante, possíveis spoilers podem aparecer. 

Abrindo o manuscrito

Temos agora a leitura do manuscrito, encontrado nos momentos finais da primeira história (leia nossa resenha aqui). Este elemento, bem conhecido dos leitores modernos, garante verossimilhança à obra, conforme salienta Cid Vale

Os fatos que o texto dos velhos papéis traz à luz em resumo mostram o triste destino da jovem Anna. Enganada, aterrorizada, perseguida e torturada, sua morte apenas sem dúvida representou um passo e não um fim. 

A força de seu ódio e infortúnios que viveu deram a sua atormentada alma poderes para então se vingar. Incrivelmente duro este relato, que fará as almas mais gélidas a sentir pena daqueles personagens. 

Considerações finais 

Em conclusão, temos um término digno de nota: não existe final feliz. Ambos os blue books e, principalmente este, dão ao leitor uma visão que certamente não imaginava do terror. 

O destino de mulheres durante séculos foi decidido por homens podres como Vortimer ou pelo clero maldito que se amparava por leis divinas para levar o terror. Qualquer semelhança com o que vemos hoje, não é coincidência alguma. O terror da jovem Anna certamente ainda ecoa na vida de inúmeras mulheres nos dias de hoje. 

A Freira Sangrenta do Mosteiro de Santa Catarina - T I Horsley Curties - Sebo Clepsidra

Um texto de 1801 absurdamente atual, que nos alerta aos perigos deste poder desmedido sobre o corpo e a vida de outras pessoas. Reflexões importantes que o gótico traz e propaga pelos gêneros aos quais ascende. 

Uma leitura dura, porém importante.

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: