Nihil, de Carolina Mancini

Apenas leiam este livro!

Porque não li antes o livro Nihil, de Carolina Mancini? É a pergunta que me faço agora, depois de terminar o livro e perceber o quanto essa leitura me impactou. 

Nihil - Carolina Mancini
Nihil – Carolina Mancini

Minha versão eu li no formato de ebook, que peguei na Amazon porém você agora tem a chance de ter o livro físico que está com a campanha de financiamento coletivo aberta no Catarse (clique aqui e apoie). O livro é o vencedor do prêmio Narrativa de Horror Longa do evento Odisseia de Literatura Fantástica, de 2019. O livro ainda terá o posfácio de Cid Vale Ferreira, o que agrega ainda mais na obra.

Uma névoa que a tudo encobre 

A autora nos joga em um mundo destruído e coberto por uma névoa estranha. O confinamento dos sobreviventes, desprovidos de tudo o que você pode imaginar, leva-os à mais imperativa loucura. Forçados a conviver consigo mesmo, aqueles que permanecem vivos relembram suas vidas e, na maioria dos casos, seus próprios erros. Para muitos, a insanidade é até mesmo libertadora, mas para outros, uma maldição. 

Nihil - Carolina Mancini
Nihil – Carolina Mancini

O texto de Mancini é absolutamente trágico e poético. Você achará inclusive poesias em suas páginas. Todas são belas, com uma visão lírica que permeia a obra inteira que marca o desenvolvimento das várias narrativas. Um livro ao mesmo tempo aterrador e lindo, que hoje remete certamente ao que vivemos durante este confinamento pandêmico. Podemos traçar paralelos, visto que a neblina maldita da ignorância já nos cobre, além de a cada dia estarmos mais sós. O texto de Nihil talvez tenha nuances proféticas e essa reflexão é uma das que marcam a leitura.

A obra de Mancini me traz a lembrança não apenas do conto O Nevoeiro de Stephen King, assim como de livros onde eventos desconhecidos quebram a fina camada de civilização que existia. Textos assim são excelentes, certamente por nos permitir repensar o olhar que temos sobre o mundo. Sem dúvida alguma, ao terminar a narrativa de Nihil, você terá uma experiência muito similar.

Considerações finais 

Em resumo, não deixe de ler Nihil, de Carolina Mancini, sabendo de antemão que na primeira página você precisa deixar sua esperança de fora. Talvez ela tenha traçado um novo caminho ao inferno, diferente do de Dante.  Entretanto, para saber se isso é verdade ou não, você terá de ler esta obra.

Carolina Mancini - Escritora e Atriz
Carolina Mancini – Escritora e Atriz

Um livro que traz gatilhos para aqueles que estão sensíveis, principalmente em razão do confinamento, mas corajoso pelo retrato que desnuda sobre o autoconhecimento. O trabalho de Carolina Mancini é belo e assustador. Talvez seja um dos mais fiéis retratos de nossas almas, o qual nós nos recusamos a ver. 

O livro está em financiamento coletivo no Catarse e você precisa apoiá-lo antes que a estranha névoa chegue até você!

Boa leitura! 

Entrevista no Instagram

Fizemos no dia 23 de março uma entrevista com a autora Carolina Mancini e os convidados Ana Lúcia Merege e Duda Falcão. Falamos sobre o livro e seu impacto na percepção do leitor.

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: