Revolta da Vacina, de André Diniz

Um quadrinho necessário para tempos ignorantes

Ninguém poderia imaginar a onda negacionista, para não dizer burra, que vivemos atualmente. Exatamente por isso, Revolta da Vacina, de André Diniz, se torna importante demais. 

Revolta da Vacina - André Diniz - Darkside Books
Revolta da Vacina – André Diniz – Darkside Books

Publicação da DarkSide Books, ao final ainda temos o posfácio do escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas, explicando o período. Além deste, várias imagens de caricaturas de época, ironizando a situação, agregam muito a obra. 

Mas revolta porque? 

André Diniz assina tanto o roteiro como a arte. Por sinal, sua arte lembra muito a arte de cordel, dando à obra inegavelmente uma beleza extrema. Este foi um dos pontos que mais me chamou atenção assim que abri o livro. 

O enredo conta a história de Zelito, o irmão mais novo de uma família, sendo que ele não traz muito orgulho para ninguém. A perda de seu irmão médico, seu oposto, com vida arrumada e o orgulho de todos, joga em Zelito um fardo enorme. 

Ele sai de Fortaleza em 1904 com promessa feita ao pai de que seria um ilustrador de sucesso em seis meses, rumo ao Rio de Janeiro. Obviamente seus planos não se dão da maneira que ele imaginava. 

Fora todos os percalços, eclode ao mesmo tempo no Rio de Janeiro a Revolta da Vacina. Uma cidade em franco desenvolvimento que resolve jogar para bem longe suas mazelas, não poderia deixar de ser o palco de um dos momentos mais marcantes da história brasileira. 

Considerações finais 

O negacionismo de 1904 parece ter resistido por mais de um século. Vivemos hoje sobre os ecos ignorantes daqueles que acham que a vacina os transformará em jacarés ou implantará chips. 

Por isso ler este quadrinho é muito importante para mostrar que muitas vezes a ignorância é mais letal que a doença. A prova está no atual governo, que teima em medidas fantasiosas frente ao problema épico que enfrentamos. Ainda assim, podemos mudar mentes, mesmo que de um quadrinho por vez. Parabéns à Darkside Books pela atitude!

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: