A garrafa de Santo Antão ou, O vinho do Diabo!

Um resumo anônimo de um livro célebre 

Cada livreto como este A garrafa de Santo Antão ou, O vinho do Diabo! é inegavelmente uma verdadeira volta ao passado. 

A garrafa de Santo Antão ou O vinho do diabo - Anônimo - Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
A garrafa de Santo Antão ou O vinho do diabo – Anônimo – Raridades do Conto Gótico – Sebo Clepsidra

Escrito em 1830, temos hoje a sorte de ter acesso ao blue book pelo Clube de Assinaturas no Catarse do Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra. Com tradução de Carlos Primati, este é o quinto volume lançado. 

Uma aula que se chama Apresentação

Decerto a apresentação de Cid Vale Ferreira é um deleite ao leitor. Afinal ele nos situa historicamente, municiando com dados precisos que nos ajudam a mapear o período. O leitor dos blue books acaba, por isso, entendendo mais como este formato literário influenciou a época. 

A história foi inspirada no livro “Die Elixiere des Teufels” (Os Elixires dos Diabo em tradução livre e sem publicação em português), de E. T. A. Hoffman

Abrimos a garrafa! 

Ademais, tudo se passa no Convento dos Capuchinhos de Millendorff, local sagrado e depósito de inúmeras relíquias. Dentre elas, a Garrafa de Santo Antão traz consigo uma lenda incrível de tentações de Satanás sobre o santo. Lacrada em uma caixa de ferro, ela só é acessada e vista desde que uma gorda compensação financeira (sim, isso sem dúvidas é o Clero) que recebe o nome de doação. 

Passamos então para a vida do jovem noviço Herman Scharfenstein, devoto fervoroso de Santa Marcellina, que vive no mesmo Convento. Sua tenra idade somada às suas qualidades para a vida clerical, garantiram assim notoriedade ao moço, dentre seus pares. Orador de primeira grandeza, arrastava legiões de fiéis quando era sabido que ele estaria no púlpito. 

Tudo seguia muito bem até uma jovem de voz aveludada vem se confessar com ele. Deste momento em diante a vida clerical do noviço Herman inegavelmente vira do avesso: o que antes era benção, se torna uma maldição. Acaso ou não, ele no mesmo período ganha a responsabilidade única e especial de tomar conta do relicário do Convento. 

A relíquia e o novato, se aproximam pelo acaso (ou não) do destino. A história toma rumos incríveis e até mesmo doppelgangers aparecem! 

Acho que já deu para prever os problemas que o jovem acabará enfrentando e, se você quer saber o final, basta entrar no Raridades do Conto Gótico ou comprar direto da loja do Sebo Clepsidra

Considerações finais

Cada história que nos é entregue consegue ser melhor que a anterior. A curadoria do Raridades do Conto Gótico é feita com muito zelo, sendo um trabalho que devemos sempre promover. 

Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
Raridades do Conto Gótico – Sebo Clepsidra

Deixe seu comentário abaixo caso tenha curtido e vamos conversar sobre esta história, caso já tenha lido. Desde já, boa leitura.

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: