A história das Irmãs Estranhas, de Agnes Musgrave

Uma história sombria 

Termino de ler A história das Irmãs Estranhas, de Agnes Musgrave, e por isso não deixo de pensar nas várias histórias onde reis cristãos se deparam com seres sobrenaturais pagãos e criaturas míticas. Mesmo fervorosos em sua religião ainda certamente temem o que outrora os guiava.

A história das Irmãs Estranhas - Agnes Musgrave - Sebo Clepsidra - Clube Raridades do Conto Gótico
A história das Irmãs Estranhas – Agnes Musgrave

Este é o sexto blue book do clube de assinaturas Raridades do Conto Gótico, no Catarse. Com tradução de Carlos Primati e apresentação de Cid Vale Ferreira, este livreto já soa surpreendentemente bem diferente dos anteriores. 

A floresta como o lugar onde o medo reside

A tônica aqui leva um rei e um cavaleiro, que durante uma caçada a javalis, acabam por se perder do grupo que os acompanhava ao se adiantarem demais no trajeto. Ao se darem conta estão no meio de uma floresta muito antiga e sinistra.

Perdidos e amedrontados, se veem em nesta estranha floresta que rumores antigos dizem estar consagrada a antigos deuses pagãos. Neste momento a cristandade se depara com um mundo de outrora, mítico e inegavelmente terrível. Um choque que causa um medo atroz aos personagens por dar a entender já ter sido a religião de outrora.

Três estranhas mulheres, que os homens relacionam a imagem de bruxas, aparecem e tecem inúmeras visões dos seus destinos. Suas armas não representam nada além de pesos mortos, enquanto sua coragem se esvai em suor e medo.

Uma história que me remete demais a histórias Arthurianas, talvez pela atmosfera bastante sinistra e por este choque entre religiões. 

Considerações finais 

Começamos a perceber que a diversidade dos blue books vai muito além do que imaginamos. Saímos dos castelos e mosteiros, adentrando pela floresta, símbolo máximo da natureza. Uma conexão natural que se perdeu de maneira gradativa pelo homem e que, por esse motivo, lhe gera um medo inegavelmente incrível. 

Uma leitura inegavelmente interessante, pois mostra um lugar intermediário (adorei esta definição) entre um mundo cristão e um mundo pagão, ainda que sejam dois mundos distintos, em conflito.

Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
Raridades do Conto Gótico – Sebo Clepsidra

Já fizeram sua assinatura no Raridades do Conto Gótico para receber os seus exemplares? 

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: