O Doutor Negro, de Arthur Conan Doyle

Um lado sombrio do autor

Nem todos sabem, mas Conan Doyle escreveu contos de terror e a Editora Bandeirola nos presenteou com eles no livro O Doutor Negro. Esta coletânea de contos do autor trazem um olhar para este lado de sua carreira, afastado de Sherlock Holmes.

O Doutor Negro - Conan Doyle - Editora Bandeirola
O Doutor Negro – Conan Doyle – Editora Bandeirola

Os contos foram traduzidos por Monteiro Lobato. O trabalho de edição feito pela Sandra Abrano é sem dúvida alguma uma obra prima. Os cuidados com os detalhes do livro são tantos, que falar dele daria facilmente uma aula editorial.

Uma pequena e interessante biografia

Inicialmente temos o texto Conan Doyle sem Sherlock – Histórias do grotesco e do terrível, escrito por Ana Paula Laux. Ela faz uma biografia do autor, cheia de pequenos detalhes e acontecimentos marcantes em sua vida. Certamente é muito importante para o leitor conhecer mais sobre a vida de Conan Doyle.

Os contos do livro

Eles variam do terror ao suspense, passando até pelo weird. Muitos certamente lembram as estruturas das histórias investigativas pelas quais o autor é famoso. A obra traz ao todo treze contos e, abaixo, comento abaixo aqueles que mais gostei.

O funil de couro

Um objeto um tanto quanto singular e antigo, envolto em mistérios, é o foco de um experimento inusitado. O resultado da experiência é naturalmente incrível e fantástico. Nada como uma boa história envolvendo objetos maculados.

O caviar

Este conto se passa durante a insurreição dos Boxers, na China. Um grupo de europeus depende da chegada de reforços para poderem escapar com vida. Mas o tempo está contra eles, enquanto o inimigo está cada vez mais próximo. Será que o som dos canhões trará a esperança que eles precisam? Um final inegavelmente tenso e bem sinistro.

O unicórnio 

Aqui Doyle nos leva através de uma sessão espírita com resultados bastante sinistros. Sendo ele mesmo um adepto do Espiritismo, mostra que este mundo apartado da nossa realidade possui leis próprias. Desse modo, lidar com qualquer contato espiritual pode realmente desencadear eventos fora de qualquer controle. 

A mão morena

Mais um conto onde sua visão espírita se mostra inegavelmente bem forte. No enredo um jovem médico, sobrinho de um rico tio indiano, conta o porquê foi beneficiado por este em seu testamento, contra outros pretendentes. O texto possui até mesmo um caráter didático, mostrando que a calma, aliada da inteligência, são atributos fundamentais para qualquer assunto espiritual. Bem interessante. 

Considerações finais

O leitor ficará surpreso, como eu fiquei, em como o autor consegue enveredar pelo horror e o suspense. Entretanto, sua predisposição natural ao gênero detetivesco ainda assim se faz presente em muitas das histórias. Por isso será fácil imaginar o próprio Sherlock Holmes investigando alguns destes contos.

Conan Doyle - Escritor
Conan Doyle – Escritor

O trabalho das editoras independentes como a Bandeirola, é em suma, muito importante. São resgates valiosos como este que engrandecem o leque de opções de leitura do nosso país. Aposte sempre no trabalho delas, pois certamente é o maior legado que temos hoje, no mercado editorial.

Boa leitura!

Quer comprar outros títulos da Editora Bandeirola?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: