Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Acompanhe bons blogs

Cheguei na leitura de Pedro Páramo, de Juan Rulfo, através de uma resenha do blog Admirável Leitura. Nele eu li o artigo 5 livros de Fantasmas que você precisa conhecer e já o primeiro da lista, era este livro. Por isso fiquei bem curioso depois de ler a indicação e acabei comprando. 

Pedro Páramo - Juan Rulfo - Grupo Editorial Record
Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Publicação da José Olympio com tradução assinada por Eric Nepomuceno, que aliás, também assina um maravilhoso prefácio apresentando o escritor Juan Rulfo

Uma busca através de fantasmas

Incrível pensar que este é o único romance de Juan Rulfo. Tido como escritor silencioso pelo tradutor e prefaciador, talvez este livro seja o ápice de sua carreira. Ele escreveu uma coletânea de contos antes, mas neste livro suas ideias se encerraram. Continuou ativo colaborando com outros autores mas nunca mais publicou nada seu.

Na história tudo começa com a promessa que Juan Preciado faz, de cumprir com um pedido de sua mãe em seu leito de morte. Por isso, com a palavra empenhada ele parte em busca de encontrar seu pai, Pedro Páramo

Dele, o jovem pouco sabe além de ser um famoso assassino. Sua jornada se perde nas brumas de um vilarejo onde só os mortos falam. As lembranças, arrependimentos e vivências destas pessoas envolvem o leitor como brumas estranhas e espessas. 

Um purgatório que mostra a vida de tantas pessoas em tempos variados. Quem é Pedro Páramo, afinal? Talvez a personificação de parte da alma mexicana, rodeado de mortos e lembranças pode ser, para aqueles que estão vivos, uma grande maldição. 

Considerações finais

Um livro que me soou muito como um desabafo denso e complexo. Suas nuances são muitas e a narrativa coloca o leitor no meio deste purgatório. Os fantasmas aqui são o meio pelo qual as memórias e o tempo chegam ao leitor.

Juan Rulfo - Escritor
Juan Rulfo – Escritor

Não é uma leitura fácil, porém é certamente profunda. O prefácio entretanto nos ajuda muito a entender a ideia do autor e perceber sim, porque sua obra se encerra ali. Um testemunho certamente corajoso da alma de um povo sofrido. 

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Editora José Olympio?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

3 comentários em “Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading