Acerto uma pequena dívida
Estava em dívida com a Coleção Imaginário Gótico por não ter lido ainda O Aparicionista: das Memórias do Conde de O**, de Friedrich Schiller. Este é o primeiro volume de uma série que já conta com outros volumes, alguns inclusive já resenhados aqui no blog.

A obra inacabada de Friedrich Schiller data de 1787-9. Com tradução de Felipe Vale da Silva, a obra é uma publicação conjunta das Editora Sebo Clepsidra e Editora Aetia.
Tive a honra de entrevistar os dois editores, Felipe Vale da Silva e Cid Vale Ferreira e você pode conferir esta verdadeira aula, não apenas do gótico alemão, mas também de todo o contexto histórico da época, clicando aqui.
Um romance cheio de facetas
Ainda que seja um livro inacabado, o rico texto de Schiller traz camadas das mais diferenciadas ao leitor. Contando a história de um príncipe alemão que resolve sair de seu reino em prol de viver uma vida incógnita, o livro acaba por entregar ao leitor não apenas um romance gótico, mas também versa pela filosofia e política. A obra fala também sobre o sistema político absolutista e suas falhas. Faz ainda uma análise da crença popular em fantasmas mesmo a humanidade experimentando o Iluminismo. Por último, e não menos importante, planta a semente das futuras histórias detetivescas.

Certamente não é uma leitura que se encerra de uma única vez. O autor acabou influenciando inúmeros outros autores e pensadores. Com o advento da Revolução Francesa não viu em sua obra a necessidade de continuar o texto visto que assim sendo, a mente do leitor da época estaria mudando, assim como seu interesse.
O Posfácio de Felipe Vale da Silva
Ao final do livro temos o posfácio sobre a continuação, recepção e alguns conceitos da obra. Certamente uma leitura importantíssima para um melhor entendimento da obra.

O prefaciador não apenas faz uma análise cirúrgica da obra de Schiller, como também relaciona fatos históricos variados e a influência futura do livro. Marca registrada da Coleção Imaginário Gótico, os textos extras são simplesmente fantásticos e por isso deixam qualquer leitor em êxtase.
Considerações finais
A Coleção Imaginário Gótico veio elucidar ao público brasileiro, sejam eruditos, acadêmicos ou apenas leitores curiosos, que o gótico alemão tem uma importância ímpar na literatura mundial. Por sua importância, o brasileiro precisa conhecê-lo mais e esta coleção traz este objetivo.

Em resumo, você precisa ler esta obra caso queira entender mais sobre o gótico alemão. Aconselho muito a acompanharem todos os volumes desta série, pois a linha editorial é certamente uma das mais completas que se poderia imaginar.
Não se engane e comece sua leitura!
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Quer comprar outros títulos da Aetia Editorial?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!
Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Pena que já está esgotado.
Socorro, assim que for reimpresso eu te aviso.